A formação do complexo colonial da Empresa Colonizadora Serafim Fagundes & Cia na região do planalto rio-grandense (1898-1899)
Palabras clave:
Colonização, Colonizadora Serafim Fagundes & CIA, Colônia General OsórioResumen
Resumo: O presente estudo aborda a atuação da empresa colonizadora Serafim Fagundes & CIA, na região do Planalto Rio-grandense, no final do século XIX. A Colonizadora adquiriu, via compra, terras públicas e de particulares para formação de um complexo colonial, denominado Colônia General Osório, situado à margem esquerda do rio Jacuí, no município de Cruz Alta. O artigo está organizado em três pontos: primeiro, delimita-se a temática de pesquisa e as fontes; em seguida, discute-se a formação da propriedade latifundiária em Cruz Alta; e, por fim, buscam-se indícios que expliquem as razões que levaram os proprietários de terras a vendê-las à Colonizadora, bem como a rede social e de parentela em torno dessas propriedades. Portanto, trata-se de uma primeira aproximação das fontes e do tema que aos poucos vai revelando uma extensa e complexa rede social de proprietários de terra na região de Cruz Alta.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre