Entre o enquadramento e a manipulação da memória: as comemorações do Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (1990– 2020)

Autores/as

  • Laís Simão Universidade Federal Fluminense

Palabras clave:

Memória, Comemoração, Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo analisar a construção da narrativa apresentada nas comemorações de aniversário do Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (ISEPAM) ocorridas entre a década de 1990 e o ano de 2020 e, a partir dela, verificar a possibilidade de pensar na instituição como um lugar de memória do município de Campos dos Goytacazes. Para tanto, realizar-se-ão apontamentos acerca da criação e trajetória das Escolas Normais no Brasil e em Campos dos Goytacazes, além da exposição das discussões teóricas que sustentam esse artigo, de modo que se torne possível a compreensão da problemática presente no modo como se rememora a História do Instituto, que será abordada ao longo do texto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Laís Simão, Universidade Federal Fluminense

Laís Pessanha Simão, graduada em História pela Universidade Federal Fluminense.

laispsimao@gmail.com

Endereço para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1502187080034870

##submission.downloads##

Publicado

2023-01-29

Cómo citar

Simão, L. (2023). Entre o enquadramento e a manipulação da memória: as comemorações do Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (1990– 2020). Revista Cantareira, (37). Recuperado a partir de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/50560