Entre o enquadramento e a manipulação da memória: as comemorações do Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (1990– 2020)
Palabras clave:
Memória, Comemoração, Instituto Superior de Educação Professor Aldo MuylaertResumen
O presente trabalho tem como objetivo analisar a construção da narrativa apresentada nas comemorações de aniversário do Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (ISEPAM) ocorridas entre a década de 1990 e o ano de 2020 e, a partir dela, verificar a possibilidade de pensar na instituição como um lugar de memória do município de Campos dos Goytacazes. Para tanto, realizar-se-ão apontamentos acerca da criação e trajetória das Escolas Normais no Brasil e em Campos dos Goytacazes, além da exposição das discussões teóricas que sustentam esse artigo, de modo que se torne possível a compreensão da problemática presente no modo como se rememora a História do Instituto, que será abordada ao longo do texto.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
##submission.downloads##
Publicado
2023-01-29
Cómo citar
Simão, L. (2023). Entre o enquadramento e a manipulação da memória: as comemorações do Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (1990– 2020). Revista Cantareira, (37). Recuperado a partir de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/50560
Número
Sección
Artigos Livres
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre