O lugar da história das mulheres nas provas do ENEM (2016-2018)
Palabras clave:
Enem, História das Mulheres, Avaliação em Larga EscalaResumen
Este texto trata da análise do lugar social da História das Mulheres nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) entre os anos de 2016 a 2018, mais notadamente, nas questões aplicadas no processo avaliativo da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias. O trabalho apresenta o significado do ENEM para a sociedade brasileira ao historicizar o processo avaliativo a nível nacional através dos exames de admissão e vestibulares para ingressar em instituições de ensino. Para observar o fenômeno/problema de investigação, usamos as provas aplicadas no período de 2016 á 2018, a Matriz de Referência, e dados produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Como referencial teórico usamos as reflexões de pesquisadores do Ensino de História (SFFENER, 2020, 2021; CERRI, 2004, 2017) e dos Estudos de Gênero (SCOTT, 1995; BUTLER, 2019; SOIHET, PEDRO, 2007; DAUPHIN, 2001; PERROT, 2017; RAGO, 1995). Como resultado da pesquisa, identificamos a presença pontual da História das Mulheres no ENEM.
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