Em trajes alheios
O caso Antônia, duplo estupro e a culpabilidade feminina pela ótica da imprensa pernambucana (1900)
Palabras clave:
imprensa, gênero, defloramento, culpabilidade feminina, emancipação feminina.Resumen
O presente artigo trata de um estudo de caso sobre um crime de defloramento amplamente divulgado na imprensa na cidade do Recife no início do século XX. O caso é o de ''duplo estupro'' ocorrido em 11 de janeiro de 1900, que teve a jovem Antônia como vítima e Nilo Luiz de Aquino e Lourenço Clementino como acusados. A seguinte pesquisa se baseia na compreensão destes acontecimentos a partir da visão dos periódicos, destacando a centralidade do uso da imprensa como fontes primárias. A partir da busca em diversos jornais pernambucanos, foi possível encontrar notícias do que inicialmente parecia se tratar de um caso de defloramento. Porém, no seguinte artigo, serão abordados o crime e seus desdobramentos, correlacionando-os com a legislação da época e a questão feminina, ao realizar um esforço inserido do campo História das Mulheres e Relações de Gênero. Assim, há o objetivo de compreender os motivos que levaram a imprensa a tratar a vítima do crime de defloramento como culpada, ao relacionar sua culpabilidade ao seu nível de emancipação em relação aos moldes esperados para as mulheres do século XX.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre



