Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Confluências – Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD/UFF), publica artigos científicos inéditos (em português, inglês, francês e espanhol); resenhas; traduções; relatos de pesquisas e experiências, estudos teóricos e revisões de literatura, que contemplem a construção de conexões teóricas e empíricas entre as Ciências Sociais, Humanas e o Direito, de forma interdisciplinar e transdisciplinar.

Processo de Avaliação pelos Pares

Confluências - revista interdisciplinar Os trabalhos serão avaliados pelos editores para verificar sua adequação à linha editorial do periódico. Aqueles considerados relevantes serão remetidos de forma anônima a dois avaliadores, que decidirão sobre sua aceitação ou recusa, analisando a estrutura formal do trabalho, sua originalidade, pertinência temática, sua forma adequada com as diretrizes da revista. O material é corrigido utilizando o sistema double blind peer review, pelo qual os pareceristas não possuem conhecimento da autoria dos trabalhos, respeitando a privacidade do autor e aplicando a imparcialidade, garantindo assim a idoneidade no processo de seleção tanto para os autores quanto para os avaliadores.

Os pareceristas poderão sugerir alterações de estrutura e de conteúdo. Após recebido o parecer, será este encaminhado para o autor do artigo a fim de tomar ciência, ou, para que incorpore as modificações sugeridas. Neste último caso, o texto modificado deverá ser remetido para o editor, que avaliará as modificações efetuadas. No caso de julgamentos divergentes, o trabalho é enviado a um terceiro avaliador.

O tempo estimado para o processo de avaliação é de 06 (seis) meses e para publicação do artigo aprovado de até 09 (nove) meses.

Considerando os anos de 2019/2020, a taxa de rejeição dos trabalhos é estimada em torno de 40% trabalhos recebidos. 

 As avaliações são realizadas por formulário (online), no pr´óprio sistema da Revista Confluências.

Periodicidade 

A Confluências é uma publicação quadrimestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A revista não cobra encargos para submissão, nem para o processamento e publicação dos artigos (APCs).

Política contra plágio e más-condutas em pesquisa

Continuando nossa tradição de excelência, informamos as melhorias editoriais que visam fortalecer a integridade dos artigos publicados por esta revista. Em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, indicamos:

1. Os autores devem visitar o website do COPE http://publicationethics.org, que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa;

2. Antes da submissão, os autores devem seguir os seguintes critérios:

       a) artigos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações devem ser referenciadas de forma explícita;

       b) na redação de artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados;

       c) todos os autores devem atender os critérios de autoria inédita do artigo e nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores;

       d) a aprovação final do artigo será feita pelos editores e conselho editorial.

A Revista Confluências dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceito.

A Revista utiliza softwares de detectação de plágio, como o Copy Spider.

Código de Conduta do Comitê de Ética

Código de Conduta

A revista Confluências assina a Declaração de São Francisco. É signatária da San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA).

A revista Confluências segue os princípios da ética na publicação científica contidos no código de conduta do Committee on Publication Ethics (COPE).

Sponsors

Agradecemos especialmente à equipe de Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade Federal Fluminense pelo apoio no desenvolvimento e manutenção deste site.

Fontes de Apoio

A Revista Confluências é editada pelos professores e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense, conforme indicado na aba Equipe Editorial.

Histórico do periódico

A Confluências é publicada, desde 2003, pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD/UFF).