Sobre a Revista

A Confluências- Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito é um períodico de edição quadrimestral vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD/UFF). Desde 2003, publica artigos científicos e originais que apresentem resultados de pesquisa avançada e de reflexões teóricas inovadoras nas áreas das ciências jurídicas, humanas, sociais. Edita também resenhas e traduções que contribuam para a compreensão dos debates centrais na área interdisciplinar entre sociologia e direito. São aceitas contribuições em três idiomas: português, inglês e espanhol.

Anteriormente ao processo de avaliação duplo cega (double-blind peer review) é feita avaliação prévia dos trabalhos submetidos (first screen) com intuito de verificar a pertinência do assunto e o atendimento às diretrizes editoriais da Revista, bem como o cumprimento das diretrizes para submissão.Toda colaboração é submetida a exigente processo de seleção e revisão baseada em arbitragem científica anônima (double-blind peer review), bem como a processo de detecção de plágio e critérios éticos estabelecidos pelo Committee on Publication Ethics (COPE). Além disto, a revista também aderiu à San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA). 

A recepção de artigos ocorre em fluxo contínuo, podendo ainda ser publicados números temáticos em formato de dossiê. Exige-se que ao menos um autor possua o título de doutor para que seja feita a submissão de um manuscrito. Sendo assim, pós-graduandos e pesquisadores terão suas contribuições analisadas, desde que em coautoria com doutores.

As edições de Confluências- Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito são publicadas nos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. 

Editora: Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD/UFF) Niterói, Rio de Janeiro.

País de edição: Brasil.

Sua classificação no Qualis-Periódicos é B1.

ISSN eletrônico: 2318-4558

ISSN físico: 1678-7145          

 
Foco e escopo

A Confluências – Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD/UFF), publica artigos científicos inéditos (em português, inglês, francês e espanhol); resenhas; traduções; relatos de pesquisas e experiências, estudos teóricos e revisões de literatura, que contemplem a construção de conexões teóricas e empíricas entre as Ciências Sociais, Humanas e o Direito, de forma interdisciplinar e transdisciplinar.

Processo de Avaliação pelos Pares

Preliminarmente, todos os trabalhos são analisados pela Equipe Editorial com fito de verificar o cumprimento das diretrizes para submissão e sua adequação ao foco e escopo da revista. Após esta etapa, os trabalhos que possuem pertinência com a linha editorial e relevância são encaminhados para avaliação às cegas por dois avaliadores. Em caso de indicação de rejeição por um destes avaliadores, é demandada uma terceira avaliação igualmente anômima por novo parecerista. Os resultados destes pareceres são informados aos autores para que tomem conhecimento deste e, se necessário, implementem os ajustes estabelecidos nas avaliações. Neste último caso, o texto modificado deverá ser remetido para a equipe editorial, que avaliará as modificações efetuadas.

Vale frisar que todas as contribuições são avaliadas utilizando o sistema double blind peer review, pelo qual os pareceristas não têm conhecimento da autoria dos trabalhos, respeitando a privacidade do autor e aplicando a imparcialidade, garantindo, assim, a idoneidade no processo de seleção dos trabalhos publicados.

O tempo estimado para o processo de avaliação é de 06 (seis) meses e para publicação de artigo aprovado de aproximadamente 09 (nove) meses.

Considerando os anos de 2019/2020, a taxa de rejeição dos trabalhos é estimada em torno de 40% trabalhos recebidos. 

 As avaliações são realizadas por formulário (online), no pr´óprio sistema da Revista Confluências.

Política de Acesso Livre e Gratuito

Esta revista oferece acesso livre, gratuito e imediato ao seu conteúdo, contribuindo para maior democratização do acesso conhecimento.

Além disso,  a revista não cobra nenhum valor tanto para submissão, quanto para avaliação, processamento e publicação dos artigos (APCs).

Política de arquivamento

Todas as edições publicadas até então estão disponíveis no nosso site na seção arquivos- edições anteriores.  Além disso, a publicação permite ao LOCKSS armazenar e distribuir o conteúdo da revista a bibliotecas participantes por meio do Manifesto de Publicação do LOCKSS.

Política contra plágio e más-condutas em pesquisa

Em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, a Confluências – Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito indica que:

  1. Os autores devem visitar o website do COPE http://publicationethics.org, que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa;
  2. Antes da submissão, os autores devem seguir os seguintes critérios:

     a) artigos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações devem ser referenciadas de forma explícita;

     b) na redação de artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados;

     c) todos os autores devem atender os critérios de autoria inédita do artigo e nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores;

     d) a aprovação final do artigo será feita pelos editores e conselho editorial.

A Revista Confluências dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceito.

A Revista utiliza softwares de detectação de plágio, como o Copy Spider.

Código de Conduta do Comitê de Ética

Código de Conduta

A revista Confluências assina a San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA).

A revista Confluências segue os princípios da ética na publicação científica contidos no código de conduta do Committee on Publication Ethics (COPE).

Direitos autorais

Os direitos autorais dos trabalhos publicados pertencem ao(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Confluências, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Portanto, orientamos que as citações de trabalhos publicados em nosso periódico apresentem, necessariamente, a referência ao original, bem como link do artigo disponível em nosso site conforme estabelece a licença Creative Commons CC BY 3.0 adotada pela revista.

Sponsors

Agradecemos especialmente à equipe de Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade Federal Fluminense pelo apoio no desenvolvimento e manutenção deste site.

Fontes de Apoio

A Revista Confluências é editada pelos professores e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense, conforme indicado na aba Equipe Editorial.

Histórico do periódico

A Confluências é publicada, desde 2003, pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD/UFF).