Notícias

Publicação de Dossiê Especial "COVID19 Testando a Humanidade Brasileira

 

No Brasil, a COVID19 chegou para desmascarar as nossas mazelas econômicas, sociais e políticas e testar a humanidade da sociedade brasileira. As dificuldades que estamos vivenciando não tem nenhuma novidade. A pandemia só permitiu uma maior acuidade sensorial dos nossos problemas estruturais.

E de quem é a responsabilidade? Os artigos deste Dossiê problematizam, por meio de várias dimensões, os dilemas que precisamos enfrentar.

Boa leitura!

Maria Alice Nunes Costa

Editora

 
Publicado: 2020-08-08
 

CHAMADA DE ARTIGOS PARA O DOSSIÊ: Mídia, Polarização Política e Crise da Democracia

 

A Equipe Editorial da Confluências – revista interdisciplinar de sociologia e direito(eletrônica), ISSN 1678-7145 (Qualis B1) torna pública a chamada para artigos do Dossiê: "Mídia, Polarização Política e Crise da Democracia", a ser organizado pelos Editotes convidados para este Dossiê, Afonso de Albuquerque (PPGCOM-­‐UFF), Juliana Gagliardi (IESP-­‐UERJ) e Kelly Prudêncio(PPGCOM-­‐UFPR). 

Nas últimas décadas do século passado – e especialmente após o colapso da União Soviética e seus aliados na Europa Central/Oriental – o sucesso do modelo de democracia liberal passou a ser tido como dado. Para autores como Fukuyama, o triunfo desse modelo marcaria “o fim da história”. Embora essa concepção não tenha sido diretamente subscrita por todos, ecos dela podem ser identificados no uso de concepções como “democracias consolidadas” para descrever os regimes políticos vigentes nos países da América do Norte e Europa Ocidental. Supostamente, tais países deveriam servir de modelo para os demais na exportação do modelo democrático. Nos últimos anos, porém, uma série de eventos – a eleição de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos e seu polêmico governo, o BREXIT, a ascensão da extrema direita em diversos países, a instabilidade política crônica em diferentes países – levou a que esse conjunto de certezas sofresse um duro golpe. Como dar conta da nova realidade política?

Que fatores ameaçam, hoje, a estabilidade das instituições políticas centrais da democracia? Qual o papel que os meios de comunicação, sejam eles tradicionais como a imprensa, o rádio e a televisão, ou as mídias digitais emergentes desempenham nessa trama? Visando responder a essas questões, a revista Confluências convida os interessados para submeter contribuição ao dossiê intitulado “Mídia, Polarização e Crise da Democracia”.

Temas passíveis de investigação incluem, dentre outros:

  • Polarização política e o papel desempenhado pela mídia
  • O pensamento liberal no jornalismo
  • Jornalismo e cultura democrática
  • Políticas e regulação de mídia e seus resultados para a democracia
  • Cobertura midiática a governos, escândalos, corrupção
  • Novas mídias e democracia
  • Desinformação e crise do jornalismo
  • Avanço do conservadorismo e redes digitais 
Os artigos enviados devem ser inéditos, redigidos em língua portuguesa, inglesa ou espanhola e se adequar às normas de publicação disponíveis em: http://periodicos.uff.br/confluencias/about/submissions#authorGuidelines.
  • Prazo para submissão: 21 de agosto de 2020.

E-­‐mail para submissão:confluencias.midiaedemocracia@gmail.com

 

 
Publicado: 2020-06-04 Mais...
 

Publicada a primeira edição de 2019!

 
 
Publicado: 2019-04-03 Mais...
 

O NÚMERO DE DEZEMBRO ESTÁ NO AR

 
 
Publicado: 2018-12-12 Mais...
 

Dossiê Especial “Cultura, Cidades e Sociedade: crise política e resistências, organizado por Maria Alice Nunes Costa

 
 
Publicado: 2018-08-09 Mais...
 

O V. 20 NÚMERO 1 DA CONFLUÊNCIAS ESTÁ NO AR!

 
 
Publicado: 2018-04-03 Mais...
 

O novo número da Confluências está no ar!

 
 
Publicado: 2016-03-09
 

Sociología jurídica en América Latina y el Caribe

 
 
Publicado: 2013-10-15 Mais...