Confluências | Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito

A Confluências- Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito é uma edição quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD/UFF). Publica artigos científicos e originais que apresentem resultados de pesquisa avançada e de reflexões teóricas inovadoras nas áreas das ciências jurídicas, humanas, sociais. Criada em 2003, publica artigos em português, inglês e espanhol, de artigos e dossiês temáticos, confiados a pesquisadores/as credenciados/as das respectivas áreas de especialidade. Toda a colaboração é submetida a um exigente processo de seleção e revisão baseada em arbitragem científica anônima (double-blind peer review), bem como a processo de detecção de plágio e critérios éticos estabelecidos pelo Committee on Publication Ethics, o COPE.

Edita também resenhas e traduções que contribuam para a compreensão dos debates centrais na área interdisciplinar entre sociologia e direito.
 
A recepção de artigos ocorre em fluxo contínuo, podendo ainda ser publicados números temáticos em formato de Dossiê. 
 
Editora: Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, Rio de Janeiro.

País de edição: Brasil.

Sua classificação no Qualis-Periódicos é B1.

ISSN eletrônico: 2318-4558

ISSN físico: 1678-7145          

As edições são publicadas nos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano.

Convidamos pesquisadores, professores, estudantes de pós-graduação e profissionais das áreas correlatas para submeterem o seu material em nosso periódico.

Notícias

 

Publicação de Dossiê Especial "COVID19 Testando a Humanidade Brasileira

 

No Brasil, a COVID19 chegou para desmascarar as nossas mazelas econômicas, sociais e políticas e testar a humanidade da sociedade brasileira. As dificuldades que estamos vivenciando não tem nenhuma novidade. A pandemia só permitiu uma maior acuidade sensorial dos nossos problemas estruturais.

E de quem é a responsabilidade? Os artigos deste Dossiê problematizam, por meio de várias dimensões, os dilemas que precisamos enfrentar.

Boa leitura!

Maria Alice Nunes Costa

Editora

 
Publicado: 2020-08-08
 

CHAMADA DE ARTIGOS PARA O DOSSIÊ: Mídia, Polarização Política e Crise da Democracia

 

A Equipe Editorial da Confluências – revista interdisciplinar de sociologia e direito(eletrônica), ISSN 1678-7145 (Qualis B1) torna pública a chamada para artigos do Dossiê: "Mídia, Polarização Política e Crise da Democracia", a ser organizado pelos Editotes convidados para este Dossiê, Afonso de Albuquerque (PPGCOM-­‐UFF), Juliana Gagliardi (IESP-­‐UERJ) e Kelly Prudêncio(PPGCOM-­‐UFPR). 

Nas últimas décadas do século passado – e especialmente após o colapso da União Soviética e seus aliados na Europa Central/Oriental – o sucesso do modelo de democracia liberal passou a ser tido como dado. Para autores como Fukuyama, o triunfo desse modelo marcaria “o fim da história”. Embora essa concepção não tenha sido diretamente subscrita por todos, ecos dela podem ser identificados no uso de concepções como “democracias consolidadas” para descrever os regimes políticos vigentes nos países da América do Norte e Europa Ocidental. Supostamente, tais países deveriam servir de modelo para os demais na exportação do modelo democrático. Nos últimos anos, porém, uma série de eventos – a eleição de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos e seu polêmico governo, o BREXIT, a ascensão da extrema direita em diversos países, a instabilidade política crônica em diferentes países – levou a que esse conjunto de certezas sofresse um duro golpe. Como dar conta da nova realidade política?

Que fatores ameaçam, hoje, a estabilidade das instituições políticas centrais da democracia? Qual o papel que os meios de comunicação, sejam eles tradicionais como a imprensa, o rádio e a televisão, ou as mídias digitais emergentes desempenham nessa trama? Visando responder a essas questões, a revista Confluências convida os interessados para submeter contribuição ao dossiê intitulado “Mídia, Polarização e Crise da Democracia”.

Temas passíveis de investigação incluem, dentre outros:

  • Polarização política e o papel desempenhado pela mídia
  • O pensamento liberal no jornalismo
  • Jornalismo e cultura democrática
  • Políticas e regulação de mídia e seus resultados para a democracia
  • Cobertura midiática a governos, escândalos, corrupção
  • Novas mídias e democracia
  • Desinformação e crise do jornalismo
  • Avanço do conservadorismo e redes digitais 
Os artigos enviados devem ser inéditos, redigidos em língua portuguesa, inglesa ou espanhola e se adequar às normas de publicação disponíveis em: http://periodicos.uff.br/confluencias/about/submissions#authorGuidelines.
  • Prazo para submissão: 21 de agosto de 2020.

E-­‐mail para submissão:confluencias.midiaedemocracia@gmail.com

 

 
Publicado: 2020-06-04 Mais...
 
Outras notícias...

v. 22, n. 2 (2020): DOSSIÊ: COVID-19 Testando a Humanidade Brasileira

Qualquer pandemia com proporções continentais e mundiais afetam sistemas e, coloca em xeque as agendas econômicas, condutas e comportamentos éticos e morais da humanidade.No Brasil, a COVID19 chegou para desmascarar as nossas mazelas econômicas, sociais e políticas e testar a humanidade da sociedade brasileira.

As dificuldades que estamos vivenciando não tem nenhuma novidade. A pandemia só permitiu uma maior acuidade sensorial dos nossos problemas estruturais.

E de quem é a responsabilidade? Os artigos deste Dossiê problematizam, por meio de várias dimensões, os dilemas que precisamos enfrentar.

 

Publicado em 01/08/2020.

Edição completa

Ver ou baixar a edição completa PDF Dossiê - parte 1 PDF Dossiê - parte 2

Sumário

Apresentação

APRESENTAÇÃO
Maria Alice Nunes Costa
PDF
5-6

Dossiê

Dayse de Paula Marques da Silva
PDF
7-27
Guilherme Nobre Aguiar, Elton Dias Xavier
PDF
28-50
José Eduardo Pereira Filho, Ricardo Ribeiro dos Santos, João Carlos Oliveira de Bragança, June Maria Emeline Mesquita Rothstein
PDF
51-78
João Pedro C. V. Pádua
PDF
79-106
Rogerio Carvalho, Ronaldo Carvalho, Rodrigo Medina Zagni
PDF
107-130
Rubens Staloch, Isa de Oliveira Rocha
PDF
131-147
Diogo Esteves, Cleber Francisco Alves, Franklyn Roger Alves Silva, Júlio Camargo Azevedo
PDF
148-171
Gisele O'Dwyer, Soraya Pina Bastos
PDF
172-196
Ricardo de Macedo Menna Barreto, Rafaela de Figueiredo Garcia Guimarães
PDF
197-222
Maria Angelita Silva, Nerli Nonato Ribeiro Mori
PDF
223-241
Virginia Maria Mendes Oliveira Coronago, José Ricardo de Souza Rebouças Bulhões, Larissa Souza Lima da Silva
PDF
242-259
Pedro Henrique de Paula Morais, Plínio Lacerda Martins
PDF
260-278
Maria Geralda de Miranda, Bruno Matos Farias
PDF
279-291
Luciane Soares da Silva
PDF
292-310
Luis Antônio Cunha Ribeiro, Cristina Leite Lopes Cardoso, Sandra Rodrigues E Silva
PDF
311-334
Luiz Henrique Eloy Amado, Ana Maria Motta Ribeiro
PDF
335-360
Marcelo Martins da Silva, Eliane Alves da Silva
PDF
361-383
Fábio Py, Ricardo Shiota, Michelli Possmozer
PDF
384-406