Edições anteriores

  • Confluências v.24, n.2
    v. 24 n. 2 (2022)

    Apresentamos ao público novo número da Revista Confluências. Estamos felizes de que esse número mais uma vez faz jus ao caráter inter e multidisciplinar da revista, casada com a diversidade de perspectivas e temas relativos a diversos fenômenos sociais que fazem da ordem social o que ela é.

    Estamos ainda mais felizes por inaugurar uma nova seção da revista. Nesta edição, começamos a publicar entrevistas com atores e atrizes-chaves nos diversos campos de estudos das ciências sociais e humanas. Para inaugurar essa seção, temos duas excelentes entrevistas com pioneiras e figuras-chave nos estudos feministas. Uma das entrevistas é com a Professora do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal Fluminense Hildete Pereira de Melo Hermes de Araújo. A outra, com as professoras Alexandrine Guyard-Nerdelec, emérita da Universidade Paris-I (Panthéon-Sorbonne) e Rosemary Auchimuty, emérita da Universidade de Reading. Ambas são imperdíveis para entender de onde vêm, como estão e para onde vão os estudos feministas.

    Na seção de artigos originais, destacamos, em primeiro lugar, estudos que seguem a abordagem da questão feminista e de gênero. Artigos deste número da revista abordam criticamente a questão jurídica e social da violência e da exploração contra mulheres, seja dentro do campo jurídico, como violência simbólica do poder, seja no campo social mais amplo, como violência econômica, social, patriarcal em geral, seja ainda na maneira como o próprio direito procura fomentar os direitos das mulheres, especialmente as mulheres negras, através da atuação de agências como o Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos.

    Destaque também para a abordagem das agências de controle social, em temas como a letalidade policial e seu tratamento na literatura acadêmica, na penalização de condutas sociais marginalizadas como a vadiagem e na atuação de gestores do sistema prisional.

    Além do aspecto do gênero, os direitos humanos são também tratados nessa edição sob a visão da proteção da memória do/as defensore/as desses direitos, no reconhecimento de identidades em sociedades plurais e no tratamento da questão migratória de refugiados venezuelanos no Brasil.

    Artigos sobre direito e tecnologia, crítica à recepção no direito brasileiro do funcionalismo sociojurídico e das políticas públicas para idosos e juventude completam a edição da revista.

    A leitura deste número certamente ajudará o leitor a ter uma visão panorâmica e atual acerca de questões recorrentes nas ciências sociais e humanas, como identidade, gênero, raça, justiça criminal, entre outras. Esse número também mostra que essas questões recorrentes precisam ser sempre revisitadas, sob diversas perspectivas e métodos, tendo em vista sua constante (re)apresentação como causa, resultado e método de geração de fenômenos sociais que impactam a vida das pessoas, coletividades e da sociedade em geral.

     

    João Pedro Chaves Valladares Pádua e Equipe Editorial

  • DOSSIÊ - 10º SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR EM SOCIOLOGIA E DIREITO: O fazer acadêmico em tempos de negacionismo e pandemia: reflexões, desafios e possibilidades
    v. 24 n. 1 (2022)

    Estimadas leitoras e estimados leitores,

    a presente edição que chega agora às mãos da nossa querida comunidade acadêmica é muito especial e resulta do trabalho conjunto de uma rede potente de pesquisadoras e de pesquisadores, internos e externos, que estiveram reunidos no Seminário Interdisciplinar de Sociologia e Direito em sua 10ª edição, realizada em outubro de 2021.

    As inquietudes decorrentes do desmonte dos direitos sociais, os desafios do (ainda) estado pandêmico e o papel das instituições sociais e jurídicas são alguns dos cenários sobre os quais as contribuições se debruçaram.

    Fruto de uma primorosa organização, conduzida por discentes (mestrandos e doutorandos) comprometidos com a transformação social, o evento contou com a participação de pesquisadoras e de pesquisadores de todo o Brasil, integrados ou não às redes de troca das quais o Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito, o que possibilitou a ampliação das nossas discussões.

    O resultado não poderia ser outro e rendeu momentos preciosos de trocas mútuas de experiências, de vivências, saberes e de debates fecundos.

    Parte dos artigos, agora reunidos sob a forma de dossiê, convidam à reflexão sobre diversas problemáticas sociais, econômicas, políticas e/ou jurídicas sob a perspectiva sociojurídica e reforçam a nosso compromisso inconteste, como Programa, de continuar problematizando e desnaturalizando nossos processos históricos que contribuem para o acirramento das desigualdades sociais.

    Saboreiem bastante a leitura e até o próximo número!

    Saudações,
    Equipe Editorial

  • CONFLUÊNCIAS
    v. 23 n. 3 (2021)

    A Confluências – Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, periódico editado
    pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD/UFF), chega em
    sua última edição de 2021 com 10 artigos que abordam alguns problemas centrais do
    pensamento sociojurídico contemporâneo. Acreditamos que as reflexões fornecem importantes aportes para a crítica social e jurídica e refletem o nosso compromisso coletivo com a perspectiva interdisciplinar da produção dos saberes.

      Excelente leitura!  
  • DOSSIÊ: DIÁLOGOS ENTRE UNIÃO EUROPEIA E AMÉRICA LATINA: desafios e perspectivas para a sociedade internacional do século XXI
    v. 23 n. 2 (2021)

    É com grande satisfação que apresentamos a segunda edição de 2021 da Confluências- Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense. Com este número (v. 23 n. 2) apresentamos o Dossiê internacional “Diálogos entre União Europeia e América Latina: desafios e perspectivas para a sociedade internacional do século XXI”, resultado do intercâmbio científico entre as Universidades Complutense de Madri (Espanha) e a Universidade Federal Fluminense (Brasil). Seus16 (dezesseis) artigos envolvem temas sobre trabalho; comunicação e tecnologia digital; movimentos migratórios; meio ambiente; comércio internacional; e, direitos humanos, sob perspectiva interdisciplinar entre a sociologia e o direito.

  • CONFLUÊNCIAS
    v. 23 n. 1 (2021)

    A Confluências – Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, periódico editado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD/UFF) apresenta em sua primeira edição de 2021, 11 artigos e 1 resenha. Os temas abordados envolvem pesquisas sobre as tensões contemporâneas entre o Estado brasileiro e a política econômica nacional e internacional, dialogando sob os pontos de vista sociológico e do direito, de forma interdisciplinar.

    Período: abr./jul. 2021

  • DOSSIÊ: COVID-19 Testando a Humanidade Brasileira
    v. 22 n. 2 (2020)

    Qualquer pandemia com proporções continentais e mundiais afetam sistemas e, coloca em xeque as agendas econômicas, condutas e comportamentos éticos e morais da humanidade.No Brasil, a COVID19 chegou para desmascarar as nossas mazelas econômicas, sociais e políticas e testar a humanidade da sociedade brasileira.

    As dificuldades que estamos vivenciando não tem nenhuma novidade. A pandemia só permitiu uma maior acuidade sensorial dos nossos problemas estruturais.

    E de quem é a responsabilidade? Os artigos deste Dossiê problematizam, por meio de várias dimensões, os dilemas que precisamos enfrentar.

    Período: ago./nov. 2020.

  • CONFLUÊNCIAS
    v. 22 n. 1 (2020)

    Esperamos que o lançamento deste primeiro número de 2020 da Revista Confluências os encontre bem, mesmo diante do trágico momento em que estamos vivendo, com a pandemia do COVID-19.

    Acreditamos que temos tempo para refletir sobre qual tipo de ética e solidariedade global que teremos que acionar, para obtermos uma sociedade que reconheça que, esta pandemia afet a o capitalismo, da mesma forma que a Peste Bubônica contribuiu sobremaneira, para o colapso do Feudalismo. Desta forma, um novo horizonte se insurge, diante de nossos olhares. Cabe a nós, cientistas sociais, seguirmos atentos e esperançosos para a construção de uma humanidade, permeada por valores de liberdades substantivas, cooperação e dignidade. Pois, uma revolução está a caminho.

    Período: abr./jul. 2020.

  • CONFLUÊNCIAS
    v. 21 n. 3 (2019)

    Nesta edição, apresentamos artigos sobre o contexto internacional, em relação à sustentabilidade ambiental e à ajuda internacional humanitária. No cenário brasileiro, são apresentados artigos que retratam a nossa atual desigualdade socioeconômica; o modelo da justiça restaurativa vis à vis à política pública; o sistema de arranjo produtivo em Nova Friburgo (RJ); a atual reforma trabalhista e sua repercussão no estado da Paraíba; segurança pública e criminalização; a mulher na carreira diplomática; e, o movimento social para o enfrentamento do racismo.

    Período: dez. 2019 / mar. 2020.

  • Dossiê Especial - POR UNA SOCIOLOGÍA DESDE ABAJO
    v. 21 n. 2 (2019)

    É com imenso carinho e satisfação que apresentamos este Dossiê Especial, intitulado “Por una sociología desde abajo” para o volume 21, n. 2, de 2019, da Confluências - Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD-UFF). Ele é resultado de um diálogo internacional entre Brasil e México, produto coletivo, crítico e interdisciplinar, que chega em boa hora às mãos – ou mais propriamente às telas dos computadores – do público brasileiro e latinoamericano interessado em reflexões e abordagens inovadoras no campo das ciências sociais e do direito. 

    Período: ago./nov. 2019.

  • CONFLUÊNCIAS
    v. 21 n. 1 (2019)

    O olhar interdisciplinar entre Sociologia e Direito têm um papel de suma relevância na análise sobre as inúmeras variáveis, que impactam emuma dada sociedade. Somente ascompreendendo analítica e cientificamente, em suas diversas e diferentes dimensões interdisciplinares, que poderemos trilhar caminhos de prosperidade e de dignidade humana.As mazelas sociais, no Brasil, são historicamente enormes e, atualmente, as vivenciamos nas fronteiras do abismo. Com isso em mente, nesta primeira Edição de 2019, a RevistaConfluências apresenta nove (9) artigos sobre alguns desses dilemas que vivenciamos.

    Período: abr./jul. 2019.

     

  • CONFLUÊNCIAS
    v. 20 n. 3 (2018)

    A Revista Confluências encerra o ano de 2018, com 10 preciosos artigos.

     

    Publicada em 11/12/2018.

  • CONFLUÊNCIAS
    v. 20 n. 2 (2018)

    Este Dossiê Especial "Cultura, Cidades e Sociedade: crise política, e resistências" tem o intuito de provocar a reflexão sobre os 30 anos de promulgação da Constituição Federal de 1988, que coincide com um cenário de grave crise institucional, ética, política e econômica no Brasil.

     

    Publicado em 31/08/2018.

  • CONFLUÊNCIAS
    v. 20 n. 1 (2018)

    Apresentamos neste primeiro volume de 2018, sete artigos e uma resenha. 

     

    Publicado em 02/10/2018

  • Confluências
    v. 19 n. 3 (2017)

    São apresentados seis artigos para esta edição.

     

    Publicado em 21/12/2017.

  • Confluências
    v. 19 n. 2 (2017)

    Nesta edição possuem oito artigos.

     

    Publicado em 25/08/2017.

  • Confluências
    v. 19 n. 1 (2017)

    Nesta edição são reunidos oito artigos.

     

    Publicado em 21/04/2017.

  • Confluências
    v. 18 n. 3 (2016)

  • Confluências
    v. 18 n. 2 (2016)

  • Confluências
    v. 18 n. 1 (2016)

  • Confluências
    v. 17 n. 3 (2015)

  • Confluências
    v. 17 n. 2 (2015)

  • Confluências
    v. 17 n. 1 (2015)

  • Confluências
    v. 16 n. 3 (2014)

  • Confluências
    v. 16 n. 2 (2014)

1-25 de 50