Publicado o segundo número de 2023!

2023-08-03

 

Esta edição (vol. 25, n. 2) traz uma entrevista inédita com Denis Merklen, professor da Université Sorbonne Nouvelle, sociólogo, especialista em estudos sobre classes populares e, atualmente, diretor do Institut des Hautes Études de l’Amérique Latine (IHEAL). Nela, Merklen aborda a onda atual de turbulência social da França, a queima de bibliotecas, bem como conceitos chaves de suas reflexões e pesquisas sobre a França e diversos Países da América Latina, inclusive, Brasil.

Além desta densa entrevista, em duas versões (francês e português), esta edição da Confluências conta com dez artigos que abordam temáticas relevantes e atuais, como: o movimento quilombola contemporâneo no Baixo Amazonas, Pará; as comunidades quilombolas tradicionais do Norte de Minas/MG; os direitos humanos e narrativas visuais do racismo no Brasil; o racismo no mundo do trabalho; travestis e transexuais no mercado de trabalho; a utilização do estupro como caráter disciplinador no caso das chacinas na favela de Nova Brasília; a infiltração policial no ordenamento jurídico brasileiro, seus limites e possibilidades, no ambiente da Deep Web; a política de cuidados no Brasil e na Argentina; a vulnerabilidade indígena nas políticas públicas a partir da comparação das realidades do Brasil e da Colômbia e, por fim, os genocídios epistêmicos abordados por Grosfoguel.

Os papers, selecionados no sistema duplo-cego, possuem como tônica comum, própria da Confluências, a heterogeneidade de vinculação institucional dos autores, resultados de pesquisas interdisciplinares e perspectivas críticas.

Excelente leitura e reflexões!

 

Carolina Pereira Lins Mesquita e Equipe Editorial