Saindo do Armário: notas para um estudo sobre ativismos e demandas por direitos no Rio de Janeiro

Autores

  • Marcos Veríssimo Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu18i2.p482

Palavras-chave:

Representações Sociais – Direitos Individuais – Criminalização da Pobreza

Resumo

A proposta deste artigo é descrever e propor algumas interpretações sobre a atuação de coletivos antiproibicionistas, que, na cidade do Rio de Janeiro, militam em prol de formas mais liberais de regular a produção, o comércio, a circulação e o consumo de “drogas” postas na ilicitude (em especial a maconha). Após três décadas de regime democrático no Brasil que sucederam os 21 anos de ditadura militar (1964-1985), o que era rotulado como uma “subversão” (e nesta chave reprimido) passou a ocupar os espaços públicos das cidades brasileiras como uma bandeira, como acontece no caso das marchas da maconha. No intuito de construir lentes contrastivas, tratarei das relações da militância antiproibicionista com outra também envolvendo usos do corpo: a militância dos pares homoafetivos, e contrastarei com exemplos de militâncias análogas fora do Brasil, trazendo o caso argentino. Este artigo foi feito com base em etnografia junto aos militantes, e de análise de material publicado na imprensa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Veríssimo, Universidade Federal Fluminense

Doutor pelo Programa de Pós Graduação em Antropologia Universidade Federal Fluminense. Mestre em Antropologia pelo mesmo programa. Especialista em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública pela Universidade Federal Fluminense. Graduado em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal Fluminense. Pesquisador associado ao Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC). Áreas de interesse: conflitos relacionados às "drogas" (lícitas e ilícitas) e seus usos, mercados, produção e repressão; antropologia visual; e estudos de manifestações artísticas e culturais construídas por grupos sociais mais ou menos definidos.

Referências

AMORIM, Maria Stella; KANT DE LIMA, Roberto; TEIXEIRA MENDES, Regina Lucia (orgs.). 2005. Ensaios sobre a Igualdade Jurídica: acesso à justiça criminal e direitos de cidadania no Brasil. Rio de Janeiro: Lúmen Júris.

BAZÁN, Osvaldo. 2010. Entrevista concedida a Sebastian Hacher. In: THC: la revista de la cultura cannábica. Buenos Aires: Ano 4, N°30.

CORBELLE, Florência. 2010. La construcción del consumidor de drogas en el proceso judicial. Tesis de Licenciatura: Faculdad de Filosofia y Letras de la Universidad de Buenos Aires.

DA MATTA, Roberto. 1979 Carnavais, Malandros e Heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro: Zahar.

DUARTE, Alessandra. 2011. STF faz história. Rio de Janeiro: Jornal O Globo (08/05).

DUMONT, Louis. 1992. Homo Hierarchicus: o sistema de castas e suas implicações. São Paulo: EDUSP.

______ . 2000. Homo Aequalis: gênese e plenitude da ideologia econômica. Rio de Janeiro: EDUSC.

FIGUEIREDO, Emilio; POLICARPO, Frederico; VERÍSSIMO, Marcos. 2016. Planta, Droga Ilegal e Remédio: Notas sobre o Uso Medicinal da Maconha no Rio de Janeiro. Buenos Aires: VIII Jornadas de Investigación en Antropología Social Santiago Wallace (Universidad de Buenos Aires).

GRIMSON, Alejandro. 2012. Los Límites de la Cultura: crítica de las teorías de la identidad. Buenos Aires: Siglo Veintiuno.

KAISER, Milos. 2011. A grama do vizinho é mais verde. Rio de Janeiro Revista Trip, N° 200.

KANT DE LIMA, Roberto. 2008. Ensaios de Antropologia e Direito. Rio de Janeiro: Lumen Júris.

KANT DE LIMA, Roberto; PIRES, Lênin; EILBAUM, Lucia. 2010. Conflitos, Direitos e Moralidades em perspectiva comparada. Rio de Janeiro: Garamond.

LYNCH, Fernando. 2015. Las drogas em cuestión: uma perspectiva antropológica. Buenos Aires: Antropofagia.

MACRAE, Edward; SIMÕES, Júlio Assis. 2000. Rodas de Fumo: o uso da maconha entre camadas médias urbanas. Salvador: EDUFBA.

MISSE, Michel. 2006. Crime e violência no Brasil contemporâneo: estudos de sociologia do crime e da violência urbana. Rio de Janeiro: Lúmen Júris.

MONTEIRO, Karla. 2010. Causa Própria. Rio de Janeiro: Revista O Globo (7/2).

OBERLING, Alessandra. 2011. Maconheiro, dependente, viciado ou traficante? Representações e práticas da Polícia Militar sobre o consumo e o comércio de drogas na cidade do Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense.

O’DONNEL, Gillermo. 1986, Contrapontos: autoritarismo e democratização. São Paulo: Vértice.

PIRES, Lênin. 2011. “Esculhamba, mas não esculacha” – um relato sobre os usos dos trens urbanos da Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Niterói: EDUFF.

SOUZA, Emanuel Luz de. 2015. Sonhos da Diamba, controles do cotidiano: uma história da criminalização da maconha no Brasil republicano. Salvador: EDUFBA,

TEIXEIRA MENDES, Regina Lúcia. 2005. Igualdade à brasileira: cidadania como instituto jurídico no Brasil. In: AMORIM, Maria Stella; KANT DE LIMA, Roberto; TEIXEIRA MENDES, Regina Lucia. Ensaios sobre a Igualdade Jurídica: acesso à justiça criminal e direitos de cidadania no Brasil. Rio de Janeiro: Lúmen Júris.

TREVISAN, João Silvério. 2000. Devassos no Paraíso. Rio de Janeiro: Record.

______ . 2011. Seis balas num buraco só: a crise do masculino. Rio de Janeiro: Record.

______ . 2011. Entrevista concedida a Tatiana Farah. Rio de Janeiro: Jornal O Globo, (08/05).

URDAPILLETA, Alejandro. 2008. Entrevista concedida a Sebastian Hacher. In: THC: la revista de la cultura cannábica. Buenos Aires: Ano 2, N°12.

VERÍSSIMO, Marcos. 2011. Cultivos cariocas e culturas portenhas: um estudo compartivo dos plantios urbanos de maconha. Curitiba: Trabalho apresentado na IX Reunião de Antropologia do Mercosul.

______ . 2011a. Territórios e sociabilidades: um estudo comparativo do consumo de drogas no Rio de Janeiro. Salvador: Trabalho apresentado no XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais.

______ . 2013. Maconheiros, fumons e growers: um estudo comparativo dos consumos e cultivos caseiros de canábis no Rio de Janeiro e em Buenos Aires. Tese de Doutorado apresentada no Programa de Pós- Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense.

______ . 2015. As Rodas Culturais e a “legalização” da maconha no Rio de Janeiro. São Paulo, Universidade de São Paulo: Revista Ponto Urbe N° 16. Disponível em: https://pontourbe.revues.org/2682 Acesso em: 15/04/2017.

Downloads

Publicado

2016-08-31

Como Citar

Veríssimo, M. (2016). Saindo do Armário: notas para um estudo sobre ativismos e demandas por direitos no Rio de Janeiro. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 18(2), 70-92. https://doi.org/10.22409/conflu18i2.p482

Edição

Seção

Artigos