A RELAÇÃO ENTRE VIOLÊNCIA E EXPECTATIVAS ESCOLARES NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE

Autores/as

  • Luiza Meira Bastos

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu20i1.p517

Palabras clave:

clima escolar, violência nas escolas, expectativa de escolaridade

Resumen

O objetivo deste artigo é compreender a relação entre violência e organização escolar, e como esses fatores interferem na expectativa de escolaridade dos alunos. Para tanto, foram utilizados dados do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - sobre as escolas mineiras e dados de uma pesquisa amostral do CRISP – Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança Pública - sobre a violência escolar na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os resultados da análise econométrica sugerem que a capacidade de organização da escola afeta a ocorrência de violência dos alunos. A melhora do clima escolar, por sua vez, exerce efeito positivo sobre a expectativa de alta escolaridade dos adolescentes. Eventos de violência possuem efeito indireto - através do clima escolar - sobre a expectativa de alta escolaridade

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Publicado

2018-10-02

Cómo citar

Meira Bastos, L. (2018). A RELAÇÃO ENTRE VIOLÊNCIA E EXPECTATIVAS ESCOLARES NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 20(1), 77-104. https://doi.org/10.22409/conflu20i1.p517