O O USO DE METODOLOGIAS NO CAMPO DO PATRIMÔNIO CULTURAL

levantamento de demandas dos terreiros de candomblé da Região Metropolitana do Rio de Janeiro

Autores/as

  • Otair Fernandes Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Daniel Lima Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Thayla da Silva de Oliveira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu.v24i3.56196

Resumen

O presente estudo tem como objeto o uso de metodologias participativas na produção de conhecimento relacionado ao processo de identificação das referências culturais dos terreiros de candomblé, no campo das políticas públicas do patrimônio cultural. Especificamente, visa apresentar o resultado da dinâmica World coffee ou “Café mundial” aplicada com o objetivo de levantar as demandas dos terreiros de candomblé e a perspectiva sobre o papel exercido pelo IPHAN no que diz respeito à preservação. Trata-se de uma metodologia aplicada como parte da atividade “Oficinas para a Salvaguarda das Referências Culturais de Matriz Africana: comunidades e lugares sagrados”, realizada em cooperação entre técnicos do IPHAN e pesquisadores do LEAFRO-NEABI-UFRRJ no ano de 2019, no âmbito da pesquisa com um grupo de terreiros de candomblé da região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. As reflexões apresentadas apontam para a importância do aprendizado coletivo que resulta da aplicação deste tipo de metodologias, pois elas buscam promover a efetiva participação, constante interação e permanente diálogo entre os participantes, ainda mais quando se trata de questões vinculadas aos processos para o reconhecimento, proteção e salvaguarda dos bens culturais de matriz africana.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Otair Fernandes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Professor associado do Departamento Educação e Sociedade (DES), no Instituto Multidisciplinar (IM), Campus Nova Iguaçu da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2008). Professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade (PPGPACS/UFRRJ). Vice-coordenador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiro e Indígenas (LEAFRO-NEABI-UFRRJ). Coordenador do Grupo de Estudos Educação, Patrimônio e Cultura Afro-Brasileira (GEEPCAfro; CNPq). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação Superior e Relação Étnico-Raciais (GPESURER).

Daniel Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Graduando em Conservação e Restauração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com foco em Patrimônio e Memória de natureza Afro-brasileira. Teve passagem no curso de Arquitetura e Urbanismo com experiência internacional na Università degli Studi di Firenze através de programa de mobilidade acadêmica mantido pela CAPES. Possui experiência profissional em Arquitetura e Urbanismo e também em Moda, atuando nas áreas de gestão de projetos, gestão de eventos, gestão de equipes, produção de moda, modelagem, gestão estratégica, endomarketing, relações institucionais e relações públicas.

Thayla da Silva de Oliveira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro com foco em Desigualdade, Interseccionalidade, Políticas Públicas e Patrimônio Cultural Afrobrasileiro, temas desenvolvidos e pesquisados durante sua participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Possui experiência profissional na área de Inteligência Comercial com análises de mercado e estudos de concorrência.

##submission.downloads##

Publicado

2022-12-01

Cómo citar

Fernandes, O., Lima, D. ., & da Silva de Oliveira, T. . (2022). O O USO DE METODOLOGIAS NO CAMPO DO PATRIMÔNIO CULTURAL: levantamento de demandas dos terreiros de candomblé da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 24(3), 114-143. https://doi.org/10.22409/conflu.v24i3.56196