PLATAFORMAS DE MÚSICA ONLINE: Práticas de comunicação e consumo através dos perfis

Auteurs-es

  • Adriana Amaral

DOI :

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i20.6

Mots-clés :

Plataformas de música online, Consumo, Sites de Redes

Résumé

O artigo tem como objetivo analisar as práticas de consumo e conteúdo musical gerado nas plataformas sociais de distribuição, classificação, recomendação e divulgação de música na Web. Num primeiro momento, levantamos um histórico conceitual no qual discutimos as definições e características desses sites de redes sociais. Posteriormente descrevemos essas características e fluxos comunicacionais nas práticas dos usuários em uma observação inicial comparativa entre três plataformas (Last.fm, MySpace, Blip.fm). Consideramos a emergência de algumas categorias de análise: o papel das recomendações e das classificações dos gêneros musicais no Last.fm; o caráter de consciência sobre a audiência segmentada no MySpace; e a constituição de uma reputação por microconteúdos musicais no Blip.fm.

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Biographie de l'auteur-e

  • Adriana Amaral
    Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, com Estágio de Doutorado pelo Boston College, EUA. Docente e pesquisadora do Mestrado em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e do curso de Comunicação Social da Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER).

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Publié

2009-11-04

Numéro

Rubrique

Ensaios Temáticos