PLATAFORMAS DE MÚSICA ONLINE: Práticas de comunicação e consumo através dos perfis
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i20.6Palavras-chave:
Plataformas de música online, Consumo, Sites de RedesResumo
O artigo tem como objetivo analisar as práticas de consumo e conteúdo musical gerado nas plataformas sociais de distribuição, classificação, recomendação e divulgação de música na Web. Num primeiro momento, levantamos um histórico conceitual no qual discutimos as definições e características desses sites de redes sociais. Posteriormente descrevemos essas características e fluxos comunicacionais nas práticas dos usuários em uma observação inicial comparativa entre três plataformas (Last.fm, MySpace, Blip.fm). Consideramos a emergência de algumas categorias de análise: o papel das recomendações e das classificações dos gêneros musicais no Last.fm; o caráter de consciência sobre a audiência segmentada no MySpace; e a constituição de uma reputação por microconteúdos musicais no Blip.fm.Downloads
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Publicado
2009-11-04
Edição
Seção
Ensaios Temáticos
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