A produtividade digital dos torcedores de futebol brasileiros: formatos, motivações e abordagens

Autores

  • Ana Carolina Vimieiro Queensland University of Technology (QUT), Austrália

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i31.695

Palavras-chave:

cultura fã, torcedor, futebol

Resumo

O objetivo deste texto é analisar a produtividade digital dos torcedores de futebol brasileiros. A partir de entrevistas em profundidade e análise do material produzido por torcedores de um clube específico, o Clube Atlético Mineiro, o artigo investiga como estes se apropriam da linguagem jornalística e criam narrativas distintas daquelas produzidas pelas instituições tradicionais de mídia. Os formatos são variados, de blogs à manutenção de web rádios com programação regular. As motivações para se envolverem nos projetos são também diversas, desde melhorar as habilidades de escrita até ajudar o clube. Os torcedores promovem abordagens inovadoras ao, por exemplo, criarem textos menos amarrados às rotinas produtivas jornalísticas tradicionais e à linguagem crescentemente racional que demarca as crônicas esportivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Vimieiro, Queensland University of Technology (QUT), Austrália

Doutoranda em Comunicação pela Queensland University of Technology (QUT, Austrália) e mestre também em Comunicação pela UFMG

Downloads

Publicado

2015-02-17