A produtividade digital dos torcedores de futebol brasileiros: formatos, motivações e abordagens

Autores

  • Ana Carolina Vimieiro Queensland University of Technology (QUT), Austrália

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i31.695

Palavras-chave:

cultura fã, torcedor, futebol

Resumo

O objetivo deste texto é analisar a produtividade digital dos torcedores de futebol brasileiros. A partir de entrevistas em profundidade e análise do material produzido por torcedores de um clube específico, o Clube Atlético Mineiro, o artigo investiga como estes se apropriam da linguagem jornalística e criam narrativas distintas daquelas produzidas pelas instituições tradicionais de mídia. Os formatos são variados, de blogs à manutenção de web rádios com programação regular. As motivações para se envolverem nos projetos são também diversas, desde melhorar as habilidades de escrita até ajudar o clube. Os torcedores promovem abordagens inovadoras ao, por exemplo, criarem textos menos amarrados às rotinas produtivas jornalísticas tradicionais e à linguagem crescentemente racional que demarca as crônicas esportivas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Carolina Vimieiro, Queensland University of Technology (QUT), Austrália
    Doutoranda em Comunicação pela Queensland University of Technology (QUT, Austrália) e mestre também em Comunicação pela UFMG

Downloads

Publicado

2015-02-17