O consumo de notícias por crianças durante a pandemia da Covid-19

estudo com leitores de um jornal infantojuvenil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v40i3.51097

Palavras-chave:

Jornalismo infantojuvenil, Pandemia, Covid-19, Recepção, Crianças

Resumo

Este artigo apresenta dados de uma pesquisa quantitativa realizada com cerca de 150 leitores do jornal infantojuvenil brasileiro Joca, durante a pandemia da Covid-19, em 2020. Trata-se de um veículo destinado a crianças e adolescentes, dedicado à cobertura generalista de atualidades, e que passou a circular em versão digital mais amplamente na quarentena. O objetivo da pesquisa foi investigar o consumo de conteúdo jornalístico pelas crianças durante o isolamento social. Por meio do levantamento realizado, notou-se a importância da mediação do professor (mas não dos pais) para a leitura do jornal durante a quarentena, ainda que o consumo autônomo também ocorra em um terço dos casos. Além disso, quase 60% dos respondentes disseram que, na pandemia, veem ou escutam mais notícias (mesmo que não direcionadas a eles), para acompanhar o noticiário ou para saber mais sobre a doença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Doretto, Doutora em Ciências da Comunicação, PUC-Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil

Professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte (Limiar) da PUC-Campinas. Cofundadora da Recria (Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências).

Sabrina Generali, Doutoranda em Comunicação e Práticas de Consumo (bolsista Capes Prosup), ESPM, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Integrante da Cátedra Maria Aparecida Baccega (PPGCOM ESPM) e do grupo de pesquisa Deslocar – Interculturalidade, cidadania, comunicação e consumo

Referências

ARAÚJO, José Newton G. de. Infância e pandemia. Caderno de Administração, v. 28, Ed. esp., jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/download/53733/751375150147. Acesso em: 13 mar. 2021.

BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação/educação e a construção de nova variável histórica. Revista Comunicação & Educação, v. 14, n. 3, p. 19-28. São Paulo: 2009a. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43579/47201. Acesso em: 13 out. 2018.

BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação e consumo: educação e cidadania. In: ROCHA, Rose de Melo; OROFINO, Maria Isabel Rodrigues (org). Comunicação, consumo e ação reflexiva: caminhos para a educação do futuro. Porto Alegre: Sulina, 2014. p. 189-204.

BACCEGA, Maria Aparecida. Inter-relações comunIcação e consumo na trama cultural: o papel do sujeito ativo. In: CASTRO, Gisela Grangeiro da Silva; TONDATO, Marcia Perencin (orgs.). Caleidoscópio midiático: o consumo pelo prisma da comunicação. São Paulo: ESPM, 2009b, p. 12-30. Disponível em: https://docplayer.com.br/10974173-Caleidoscopio-midiatico.html. Acesso em: 12 fev. 2021.

BUCKINGHAM, David. Navigating the Infodemic, Part One. David Buckingham Blog. 29 jun. 2020a. Disponível em: https://davidbuckingham.net/2020/06/29/navigating-the-infodemic-part-one. Acesso em: 12 fev. 2021.

BUCKINGHAM, David. Navigating the Infodemic, Part Two. David Buckingham Blog. 1 jul. 2020b. Disponível em: https://davidbuckingham.net/2020/07/01/navigating-the-infodemic-part-two. Acesso em: 12 fev. 2021.

DELORME, Maria Inês de C. Domingo é dia de felicidade: as crianças e as notícias. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2008.

DORETTO, Juliana. “Fala connosco!”: o jornalismo infantil e a participação das crianças, em Portugal e no Brasil. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Nova de Lisboa, 2015.

DORETTO, Juliana. Pesquisa-ação no jornalismo infantojuvenil: o podcast Radinho BdF. Anais do 18º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, Universidade Federal do Ceará, 3 a 6 de novembro de 2020.

EMPINOTTI, Marina Lisboa; PAULINO, Rita de Cássia Romeiro. Aproximações entre jornalismo e educação. Revista Comunicação & Educação, ano XXIII, n. 1, p. 53-63. Jan/jun 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/117506/140325. Acesso em: 30 jul. 2019.

KARDEFELT-WINTHER, Daniel; TWESIGYE, Rogers; ZLÁMAL, Rostislav; SAEED, Marium; SMAHEL, David ; STOILOVA, Mariya ; LIVINGSTONE, Sonia. Digital Connectivity During COVID-19: access to vital information for every child. Unicef Office of Research – Innocenti. Florença: Unicef, 2020. Disponível em: https://www.unicef-irc.org/publications/pdf/IRB%202020-12.pdf. Acesso em 13 mar. 2021.

NIC.br – Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto.br. TIC Kids Online Brasil 2018. São Paulo: CGI.br, 2019.

OROFINO, Maria Isabel Rodrigues. Crianças em contextos: novos aportes para o debate sobre infâncias, comunicação e culturas do consumo. In: ROCHA, Rose de Melo; OROFINO, Maria Isabel Rodrigues (org). Comunicação, consumo e ação reflexiva: caminhos para a educação do futuro. Porto Alegre: Sulina, 2014. p. 65-82.

PEREIRA, Sara; FILLOL, Joana & SILVEIRA, Patrícia. Explicar o mundo às crianças: análise de espaços noticiosos dirigidos ao público infantojuvenil. In: BARBALHO, Alexandre & MARÔPO, Lidia. (Eds.). Infância, juventude e media: Olhares luso-brasileiros. Ceará: Editora da Universidade Estadual do Ceará, 2015, p. 365-394.

RIMOLI, Ariane Porto Costa. O mundo da comunicação e o mundo da criança. Revista Comunicação & Educação, ano XXI, n. 1, p. 51-59. Jan/jun 2016. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/96724/112702. Acesso em: 30 jul. 2020.

SILVEIRA, Patrícia. Crianças e notícias: construindo sentidos sobre a atualidade e o mundo. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade do Minho, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/42445. Acesso em: 13 mar. 2021.

VELASCO, María Teresa Quiroz. Aprendizagens na era digital: dentro e fora da escola. Revista Comunicação & Educação, v. 20, n. 1, p. 63-70. 2015. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/84288/96719. Acesso em: 13 fev. 2021.

Publicado

2021-12-30