O consumo de notícias por crianças durante a pandemia da Covid-19
estudo com leitores de um jornal infantojuvenil
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v40i3.51097Palavras-chave:
Jornalismo infantojuvenil, Pandemia, Covid-19, Recepção, CriançasResumo
Este artigo apresenta dados de uma pesquisa quantitativa realizada com cerca de 150 leitores do jornal infantojuvenil brasileiro Joca, durante a pandemia da Covid-19, em 2020. Trata-se de um veículo destinado a crianças e adolescentes, dedicado à cobertura generalista de atualidades, e que passou a circular em versão digital mais amplamente na quarentena. O objetivo da pesquisa foi investigar o consumo de conteúdo jornalístico pelas crianças durante o isolamento social. Por meio do levantamento realizado, notou-se a importância da mediação do professor (mas não dos pais) para a leitura do jornal durante a quarentena, ainda que o consumo autônomo também ocorra em um terço dos casos. Além disso, quase 60% dos respondentes disseram que, na pandemia, veem ou escutam mais notícias (mesmo que não direcionadas a eles), para acompanhar o noticiário ou para saber mais sobre a doença.
Downloads
Referências
ARAÚJO, José Newton G. de. Infância e pandemia. Caderno de Administração, v. 28, Ed. esp., jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/download/53733/751375150147. Acesso em: 13 mar. 2021.
BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação/educação e a construção de nova variável histórica. Revista Comunicação & Educação, v. 14, n. 3, p. 19-28. São Paulo: 2009a. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43579/47201. Acesso em: 13 out. 2018.
BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação e consumo: educação e cidadania. In: ROCHA, Rose de Melo; OROFINO, Maria Isabel Rodrigues (org). Comunicação, consumo e ação reflexiva: caminhos para a educação do futuro. Porto Alegre: Sulina, 2014. p. 189-204.
BACCEGA, Maria Aparecida. Inter-relações comunIcação e consumo na trama cultural: o papel do sujeito ativo. In: CASTRO, Gisela Grangeiro da Silva; TONDATO, Marcia Perencin (orgs.). Caleidoscópio midiático: o consumo pelo prisma da comunicação. São Paulo: ESPM, 2009b, p. 12-30. Disponível em: https://docplayer.com.br/10974173-Caleidoscopio-midiatico.html. Acesso em: 12 fev. 2021.
BUCKINGHAM, David. Navigating the Infodemic, Part One. David Buckingham Blog. 29 jun. 2020a. Disponível em: https://davidbuckingham.net/2020/06/29/navigating-the-infodemic-part-one. Acesso em: 12 fev. 2021.
BUCKINGHAM, David. Navigating the Infodemic, Part Two. David Buckingham Blog. 1 jul. 2020b. Disponível em: https://davidbuckingham.net/2020/07/01/navigating-the-infodemic-part-two. Acesso em: 12 fev. 2021.
DELORME, Maria Inês de C. Domingo é dia de felicidade: as crianças e as notícias. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2008.
DORETTO, Juliana. “Fala connosco!”: o jornalismo infantil e a participação das crianças, em Portugal e no Brasil. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Nova de Lisboa, 2015.
DORETTO, Juliana. Pesquisa-ação no jornalismo infantojuvenil: o podcast Radinho BdF. Anais do 18º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, Universidade Federal do Ceará, 3 a 6 de novembro de 2020.
EMPINOTTI, Marina Lisboa; PAULINO, Rita de Cássia Romeiro. Aproximações entre jornalismo e educação. Revista Comunicação & Educação, ano XXIII, n. 1, p. 53-63. Jan/jun 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/117506/140325. Acesso em: 30 jul. 2019.
KARDEFELT-WINTHER, Daniel; TWESIGYE, Rogers; ZLÁMAL, Rostislav; SAEED, Marium; SMAHEL, David ; STOILOVA, Mariya ; LIVINGSTONE, Sonia. Digital Connectivity During COVID-19: access to vital information for every child. Unicef Office of Research – Innocenti. Florença: Unicef, 2020. Disponível em: https://www.unicef-irc.org/publications/pdf/IRB%202020-12.pdf. Acesso em 13 mar. 2021.
NIC.br – Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto.br. TIC Kids Online Brasil 2018. São Paulo: CGI.br, 2019.
OROFINO, Maria Isabel Rodrigues. Crianças em contextos: novos aportes para o debate sobre infâncias, comunicação e culturas do consumo. In: ROCHA, Rose de Melo; OROFINO, Maria Isabel Rodrigues (org). Comunicação, consumo e ação reflexiva: caminhos para a educação do futuro. Porto Alegre: Sulina, 2014. p. 65-82.
PEREIRA, Sara; FILLOL, Joana & SILVEIRA, Patrícia. Explicar o mundo às crianças: análise de espaços noticiosos dirigidos ao público infantojuvenil. In: BARBALHO, Alexandre & MARÔPO, Lidia. (Eds.). Infância, juventude e media: Olhares luso-brasileiros. Ceará: Editora da Universidade Estadual do Ceará, 2015, p. 365-394.
RIMOLI, Ariane Porto Costa. O mundo da comunicação e o mundo da criança. Revista Comunicação & Educação, ano XXI, n. 1, p. 51-59. Jan/jun 2016. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/96724/112702. Acesso em: 30 jul. 2020.
SILVEIRA, Patrícia. Crianças e notícias: construindo sentidos sobre a atualidade e o mundo. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade do Minho, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/42445. Acesso em: 13 mar. 2021.
VELASCO, María Teresa Quiroz. Aprendizagens na era digital: dentro e fora da escola. Revista Comunicação & Educação, v. 20, n. 1, p. 63-70. 2015. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/84288/96719. Acesso em: 13 fev. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Juliana Doretto, Sabrina Cancoro Generali Clemente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.