A função pedagógica do melodrama na telenovela infantojuvenil brasileira:

análise poética do abandono de incapaz em Chiquititas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v41i2.52171

Palavras-chave:

Estudos de televisão, Ficção seriada, Telenovela infantojuvenil, Melodrama, Paulo Freire

Resumo

A função pedagógica é inerente ao melodrama, que, por sua vez, é a espinha dorsal da telenovela brasileira – constatação que se torna ainda mais evidente nas telenovelas infantojuvenis. O objetivo deste artigo foi compreender, com base no diálogo entre Paulo Freire e os estudos de telepoética, como alguns assuntos relevantes para a faixa etária de seu público-alvo são tratados em Chiquititas (SBT), explorando as percepções da relação entre mídia e educação. A metodologia priorizou, em primeiro momento, a pesquisa bibliográfica e de revisão teórica, para, em seguida, adentrar na análise narrativa e estilística do objeto. Os resultados principais sugerem, pela perspectiva freiriana, que houve um movimento da mídia em contextualizar condicionamentos socioculturais, resultando em processo educativo-libertador, com a possibilidade de fomentar a leitura crítica acerca dos fatos envolvidos.

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Biografia do Autor

João Paulo Hergesel, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Doutor em Comunicação (UAM), com pós-doutorado em Comunicação e Cultura (Uniso). Membro do grupo de pesquisa Entre(dis)cursos: sujeito e língua(gens).

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Publicado

2022-08-31