A função pedagógica do melodrama na telenovela infantojuvenil brasileira:
análise poética do abandono de incapaz em Chiquititas
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v41i2.52171Palavras-chave:
Estudos de televisão, Ficção seriada, Telenovela infantojuvenil, Melodrama, Paulo FreireResumo
A função pedagógica é inerente ao melodrama, que, por sua vez, é a espinha dorsal da telenovela brasileira – constatação que se torna ainda mais evidente nas telenovelas infantojuvenis. O objetivo deste artigo foi compreender, com base no diálogo entre Paulo Freire e os estudos de telepoética, como alguns assuntos relevantes para a faixa etária de seu público-alvo são tratados em Chiquititas (SBT), explorando as percepções da relação entre mídia e educação. A metodologia priorizou, em primeiro momento, a pesquisa bibliográfica e de revisão teórica, para, em seguida, adentrar na análise narrativa e estilística do objeto. Os resultados principais sugerem, pela perspectiva freiriana, que houve um movimento da mídia em contextualizar condicionamentos socioculturais, resultando em processo educativo-libertador, com a possibilidade de fomentar a leitura crítica acerca dos fatos envolvidos.
Downloads
Referências
AMO Novelas. Chiquititas (Reprise 2020) – tabela com audiência detalhada da novela do SBT. Publicação atualizada em: 08 jun. 2021. Disponível em: https://bit.ly/3zh7Vib. Acesso em: 15 jun. 2021.
BASTOS, P. B.; SALDANHA, P. G. A publicidade social sobe e desce o morro. Comunicação & Inovação, São Caetano do Sul, v. 19, p. 1-17, 2018.
BORDWELL, D. Figuras traçadas na luz: a encenação no cinema. Campinas: Papirus, 2008.
BORDWELL, D. The Cinematic Text: Methods and Approaches. Nova Iorque: AMS Press, 1989.
BUTLER, J. G. Television Style. Nova Iorque: Routledge, 2010.
BUTLER, J. G. Television: Visual Storytelling and Screen Culture. 5. ed. Nova Iorque; Londres: Routledge, 2018. p. 94.
CABRAL NETA, L. B. O uso das telenovelas na Educação de Jovens e Adultos. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.
CAMPEDELLI, S. Y. A telenovela. 2. ed. São Paulo: Ática, 2001.
CHIQUITITAS – Capítulo 537. Direção de Reynaldo Boury. Autoria de Íris Abravanel. São Paulo: SBT, 2015. 25 min., telev., son., color.
COELHO, N. N. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.
CUNHA, M. A. A. Literatura infantil: teoria e prática. 17. ed. São Paulo: Ática, 1998.
DORETTO, J. A participação das crianças no jornalismo infantojuvenil português e brasileiro. FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, Porto Alegre, v. 25, n. 1, ID 27327, 2018. p. 23.
FIORIN, J. L. Figuras de retórica. São Paulo: Contexto, 2016. p. 121.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação?. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014. Kindle.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014. Kindle.
GUTIÉRREZ ROJAS, M. La educación en un contexto mediático: la apropiación educativa de las telenovelas juveniles. Actualidades Investigativas en Educación, San José (Costa Rica), v. 9, n. 1, p. 1-31, 2009.
HAMBURGER, E. I. O Brasil antenado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
HOHLFELDT, A. Literatura infantojuvenil. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2006.
HOLZBACH, A. D.; DORNELLES, W. Definição pela exclusão: apontamentos iniciais sobre os limites conceituais dos programas infantis. Mídia e Cotidiano, v. 14, p. 117-132, 2020.
HOLZBACH, A. D.; NANTES, J. D’A.; FERREIRINHO, G. Existe espaço para as crianças na televisão! A presença da programação infantil na TV aberta mundial. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 17, n. 49, p. 244-267, 2020.
KAHN, R.; KELLNER, D. Paulo Freire and Ivan Illich: technology, politics and the reconstruction of education. Policy Futures in Education, [S. l.] v. 5, n. 4, p. 431-448, 2007.
KIERAS, J. O uso pedagógico do gênero telenovela em proposta de desenvolvimento do letramento crítico. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2015.
LOPES, M. I. V. Telenovela e direitos humanos: a narrativa de ficção como recurso comunicativo. In: LEMOS, L. P; ROCHA, L. L. (org.). Ficção seriada: estudos e pesquisas. Alumínio: Jogo de Palavras; Votorantim: Provocare Editora, 2021. (Coleção Ficção Seriada; v. 3). p. 11-33.
MANASSES, M. A. A televisão na prática pedagógica à luz da Pedagogia da Liberdade de Paulo Freire. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2010.
MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.
OROZ, S. Melodrama: o cinema de lágrimas da América Latina. Rio de Janeiro: Rio Fundo, 1992.
ROCHA, S. M. A experiência televisiva entre a magia do ver e a mágica da imagem: uma análise do tema da violência contra a mulher em O outro lado do paraíso. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 28., 2019, Porto Alegre. Anais […]. Porto Alegre: Compós, 2019.
ROCHA, S. M. Estilo televisivo – e sua pertinência para a TV como prática cultural. Florianópolis: Insular, 2016.
ROSENFELD, A. Literatura e personagem. In: CANDIDO, A.; ROSENFELD, A.; PRADO, D. A.; GOMES, P. E. S. A personagem de ficção. 13. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.
SOARES, I. O. Educomunicação: um campo de mediações. Comunicação & Educação, São Paulo, n. 19, p. 12-24, 2000.
SÖGUR-HOUS, D. Chiquititas foi o show mais visto no Brasil na Netflix em 2020, diz site. Metrópoles, 05 jan. 2021. Disponível em: https://bit.ly/3x8070y. Acesso em: 15 jun. 2021.
SUHAMY, H. As figuras de estilo. Porto: Rés, 1994.
THOMASSEAU, J.-M. O melodrama. São Paulo: Perspectiva, 2012.
TOMAZ, R. Da negação da infância à invenção dos tweens: imperativos de autonomia na sociedade contemporânea. Curitiba: Appris, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 João Paulo Hergesel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.