Representações da educação no jogo digital Pokémon Scarlet

Autores

  • Lucas Lopes Albuquerque Bastos Faculdade Católica Salesiana de Macaé
  • Alexandre Farbiarz Universidade Federal Fluminense https://orcid.org/0000-0002-2237-7074

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v42i3.57830

Palavras-chave:

Educação, Mídia, Letramento Crítico, Jogos Digitais, Pokémon

Resumo

Os sujeitos na contemporaneidade recebem crescente influência das mídias em suas negociações de sentidos sobre a realidade social, contexto esse no qual jogos digitais se inserem. Entre as esferas culturais e políticas sobre as quais os jogos estabelecem retóricas encontra-se a educação. O problema de pesquisa é como a educação é representada, enquanto valor cultural e político, no game Pokémon Scarlet. Pretendemos analisar diálogos entre essas representações e perspectivas de letramento midiático crítico. Como metodologia, combinamos a abordagem dos Valores em Jogos Digitais, de Mary Flanagan e Helen Nissenbaum, e os esquemas de análise de jogos de Clara Fernández-Vara. Concluímos que o objeto representa a educação por processos e signos alinhados a abordagens pedagógicas tradicionais, desassociando-a do pensamento crítico e da ação libertadora.

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Publicado

2023-12-27