Letramentos e mídias: sintonizando com corpo, tecnologia e afetos
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i0.40578Keywords:
Letramentos, New media literacies, Mente corporificada, Tecnologias cognitivas, Teoria do afetoAbstract
Estudos recentes (MURROCK et al, 2018; SANGALANG et al, 2019) demonstram que há primazia de afeto na interação com conteúdos de desinformação e discursos de ódio na mídia. Apesar disso, as pesquisas sobre letramento midiático privilegiam fatores conscientes, ignorando fatores materiais e afetivos. Este texto tem o objetivo de discutir como corpo, tecnologia e afetos atuam na interação com as mídias. Para isso está organizado em duas partes. A primeira problematiza abordagens sobre letramentos e mídias. A segunda traz pesquisas sobre mente corporificada e teoria do afeto para embasar como corpos, tecnologias e afetos participam da mediação distribuída (GRUSIN, 2010), intensificando a proliferação de discursos de medo, ódio e intolerância e de campanhas de desinformação.
Downloads
References
AGUADED, Ignacio. Media education: an international unstoppable phenomenon UN, Europe and Spain support for edu-communication. Revista Comunicar. V 19, n 37, p. 7–8.
AHMED, Sara. Affective Economies. Duke University Press: Social Text, 79, Volume 22, Number 2, 2004, p. 117-139.
AUTOR (a).
AUTOR (b).
BRUNER, Jerome. The narrative construction of reality. Critical Inquiry, 17, 1-21, 1991.
BUCKINGHAM, David. Media Education: literacy, learning and contemporary culture. Cambridge: Polity Press, 2005.
CAZDEN, Courtney; COPE, Bill; FAIRCLOUGH, Norman; GEE, Jim; et al. A pedagogy of multiliteracies: Designing social futures. Harvard Educational Review; Research Library, Spring 1996; 66, 1.
CLARK, Andy. Mindware: an introduction to the philosophy of cognitive science. New York and Oxford: Oxford University Press, 2001.
Clark, Andy. Natural-Born Cyborgs: Minds, Technologies, and the Future of Human Intelligence New York and London: Oxford University Press, 2003.
DAMÁSIO, António. Looking for Spinoza: Joy, Sorrow, and the Feeling Brain. New York: Harcourt, Brace, 2003.
DAMÁSIO, António. O erro de Descartes. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
FANTIN, Monica. Os cenários culturais e as multiliteracies na escola. Comunicação e Sociedade, vol. 13, p. 69-85, 2008.
____________. Mídia-educacão: aspectos históricos e teórico-metodológicos. Olhar de professor. Ponta Grossa, v. 14, p. 27-40, 2011.
FELINTO, Erick. “Delicado Horror: cinema de gênero e o incontrolável terror do feminino em Grace, Teeth e Dans ma Peau”. In: REGIS, Fátima et al (orgs). Tecnologias de Comunicação e Cognição. Porto Alegre: Sulina, 2012.
FLATLEY, Jonathan. Affective mapping: melancholia and the politics of modernism. Massachusets, Harvard University Press, 2008.
FERRÉS, J.; PISCITELLI, A., La competencia mediática: Propuesta articulada de dimensiones e indicadores. Revista Luciérnaga. Facultad de Comunicación Audiovisual. Politécnico Colombiano Jaime Isaza Cadavid. Año 4, Edición 7. Medellín, Colombia. 2012. p. 72-79.
FLEMING, J. Media literacy, news literacy, or news appreciation? A case study of the news literacy program at Stony Brook University. Journalism & Mass Communication Educator, 2014, 69(2), p. 146-165.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
GEE, James Paul. A Situated Sociocultural Approach to Literacy and Technology. In: BAKER, E. A., & LEU, D. J. (eds). “The new literacies: multiple perspectives on research and practice”. New York, NY: Guilford Press, 2010, p. 165-193.
GRUSIN, Richard. Premediation: Affect and Mediality After 9/11. New York, Palgrave MacMillan, 2010.
HARAWAY, Donna. “Um manifesto para os cyborgs: ciência, tecnologia e feminismo socialista na década de 80”. In: HOLLANDA, Heloísa Buarque de. Tendências e Impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro, 1994.
HAYLES, Katherine. How we became posthuman. Chicago e Londres: University of Chicago, 1999.
HOBBS, Renee. Digital and media literacy: connecting culture and classroom. Thousand Oaks, California: Corwin Press, 2011.
HUTCHINS, Edwin. Cognition in the wild. MIT/Bradford Books, 1996.
KLEIMAN, Angela. Preciso “ensinar” letramento? São Paulo: Unicamp, 2005.
LAKOFF, George, JOHNSON, Mark. Philosophy in the flesh. Nova York: Basic Books, 1999.
LEDOUX, Joseph. The Emotional Brain: The Mysterious Underpinnings of Emotional Life. New York: Simon & Schuster, 1996.
MASSUMI, Brian. Fear. Project Muse, Volume 13, Number 1, p. 31-48. Duke University Press, 2005.
_____________. The Autonomy of Affect. Cultural Critique, No. 31, The Politics of Systems and Environments, Part II. (Autumn, 1995), pp. 83-109.
MORAVEC, Hans Paul. Mind Children. Cambridge: Harvard University Press, 1988.
MURROCK, Erin; AMULYA, Joy; DRUCKMAN, Mehri; LIUBYVA, Tetiana. Winning the War on State-Sponsored Propaganda: Results from an Impact Study of a Ukrainian News Media and Information Literacy Program. Journal of Media Literacy Education, 2018, 10(2), p. 53-85.
National Association for Media Literacy Education. Disponível em: https://namle.net/publications/media-literacy-definitions/ 06 Abr 2010. Acesso em 22 Jan 2020.
NORMAN, Donald. Things that make us smart. Cambridge: Perseus Books, 1993.
OLSON, david. O Mundo no Papel. São Paulo: Ática, 1997.
PEREIRA, Vinicius; “Linguagens midiáticas, entretenimento e multissensorialidade na cultura digital”. In: REGIS, Fátima et al (orgs). Tecnologias de Comunicação e Cognição. Porto Alegre: Sulina, 2012.
PICCOLI, Luciana. Alfabetizações, alfabetismos e letramentos: trajetórias e conceituações. Revista Educação Real., Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 257-275, set/dez, 2010. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/8961. Acesso em: 20 de jan. 2020.
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
SANGALANG, Angeline, OPHIR, Yotam, & CAPPELLA, Joseph N. The Potential for Narrative Correctives to Combat Misinformation. Journal of Communication 69 (2019) 298–319 Downloaded from https://academic.oup.com/joc/article-abstract/69/3/298/5481803.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação e Educação Midiática: vertentes históricas de aproximação entre comunicação e educação. Comunicação & Educação, v. 19, p. 15-26, 2014.
STREET, Brian. Social Literacies: critical approaches to literacy in development, ethnography and education. London: Longman, 1995.
WALTER, Nathan & MURPHY, Sheila T. (2018) How to unring the bell: A meta- analytic approach to correction of misinformation, Communication Monographs, 85:3, 423-441, DOI: 10.1080/03637751.2018.1467564.
Downloads
Published
Versions
- 2021-03-14 (2)
- 2020-08-26 (1)
Issue
Section
License
The authors retain copyright and grant the journal the right to publish their work for the first time under the Creative Commons licence, which allows the exchange of academic work and recognition of authorship in the journal.