Fotografia, Memória e Arte. Sobras de Geraldo de Barros
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i23.156Keywords:
Fotografia, Arte, MemóriaAbstract
O presente artigo reflete acerca das relações que se estabelecem entre a fotografia e a memória, e no caso específico da série fotográfica Sobras, de Geraldo de Barros, que inspira este trabalho, a transformação dessa matéria (fotografia e memória) em objeto artístico. Três são os eixos temáticos trabalhados: fotografia, memória e arte. Para refletir acerca da relação entre memória e fotografia a perspectiva teórica é bergsoniana. A relação entre percepção e memória será abordada e a partir dela emerge um conceito fundamental, o de imagem-cristal que, acredita-se caracterizar a série Sobras. Em relação à arte o texto é ancorado em autores que abordam as vanguardas históricas e suas relações com a fotografia bem como aqueles que tratam da Fotografia Moderna no Brasil. Ao final os três eixos são convocados de modo que se possa entender a relação da série Sobras com a memória e sua inserção no universo da arte e da imagem-cristal.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2011-12-08
Issue
Section
Ensaios Temáticos
License
The authors retain copyright and grant the journal the right to publish their work for the first time under the Creative Commons licence, which allows the exchange of academic work and recognition of authorship in the journal.