Espectatorialidade no diálogo cine/TV.
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i08.430Keywords:
1. Intertextualidade 2. Recepção 3. RealidadeAbstract
O autor fala do modo de interação que um tipo de programa de televisão, ou tema, tem com o público espectador. A idéia por trás dessa interação passa pela identificação e envolvimento do espectador com o conteúdo ou personagem que, especificamente na TV, também pressupõe uma busca pelo realismo da mensagem. Para o autor, essa identificação dá-se em função da própria natureza da representação televisiva:programação, produção, tecnologia, condições de acesso, recepção e estratégias narrativas. Envolver através da narrativa é buscar um tipo especifico de olhar da câmera, olhar esse que vem sendo recentemente explorado através das câmeras ocultas e da criação de situações que encontram forte analogia a experiência de viver do ser humano. Episódios como o da Favela Naval, em Diadema, e o da Cidade de Deus, no Rio, em 1997, e, posteriormente, os chamados reality-shows têm explorado tais 35 situações, que, segundo o autor, respondem por parte do grande sucesso desse tipo de programa para além do óbvio voyeurismo.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2003-06-17
Issue
Section
Artigos
License
The authors retain copyright and grant the journal the right to publish their work for the first time under the Creative Commons licence, which allows the exchange of academic work and recognition of authorship in the journal.