A vilania dos juros: O discurso do jornalismo econômico

Authors

  • Elizabeth Moraes Gonçalves UMESP
  • André Sathler Guimarães UMESP

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i12.562

Keywords:

Comunicação, Discurso, Mídia, Política.

Abstract

O artigo caracteriza-se como uma pesquisa explicativa, com metodologia comparativa entre texto da mídia massiva e da mídia especializada, na perspectiva francesa da análise crítica do discurso. O objetivo geral é analisar a cobertura da mídia sobre uma decisão do Conselho de Política Monetária - Copom. Os objetos de estudo foram uma reportagem do jornal Valor Econômico e uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo, ambas as reportagens datadas de um dia após a reunião do Copom (16/09/04) e a Ata da loo . a reunião do Copom (15/09/04). Embora a temática, tenha reflexos na vida de todo cidadão, tanto o documento quanto a abordagem midiática envolvem um linguajar específico, restrito a uma pequena parcela da população. A Ata da reunião é escrita em linguagem hermética, um exemplo do discurso primário. A Folha de S.Paulo tem o compromisso de abordar o assunto, traduzindo-o ao seu público mais massivo. Quanto ao Valor Econômico, existe uma identificação total do veículo com o tema em pauta. É possível avaliar que o sentido depende de toda uma rede construída pelo veículo, o ponto de vista abordado não é específico da matéria analisada, o que justifica a importância de se conhecer as condições de produção para uma análise do discurso.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Elizabeth Moraes Gonçalves, UMESP

Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da IJMESP e responsável pelo grupo de pesquisa "Estudos de Comunicação e Linguagem".

André Sathler Guimarães, UMESP

Economista, Coordenador do Corso de Administração Habilitação em Gestão de Negócios internacionais da FGN/UNIMEP, Mestrarido em Comunicação Social na Universidade Metodista de São Paulo.

Published

2005-07-31