Objetividade e credibilidade midiática: reflexões sobre uma suposta conexão
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i19.424Keywords:
Objetividade. Realidade. Conhecimento. Credibilidade. Jornalismo.Abstract
As informações transmitidas pela mídia têm credibilidade porque são corretas ou são "corretas" porque acredita-se que sejam? Credibilidade pode ser reduzida a objetividade? Até que ponto existe uma relação entre objetividade e credibilidade e que tipo de relação é esta? Os autores desenvolvem aqui a tese de que credibilidade é determinada por uma série de fatores, dentro da qual a adequação das informações à realidade tem um papel secundário. Além disso, determinados rituais de objetividade como neutralidade e fairness (o principio de ouvir os dois lados) podem contribuir para dar credibilidade, mas não estão necessariamente ligados à adequação de uma cobertura jornalística à realidade.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2008-06-29
Issue
Section
Artigos
License
The authors retain copyright and grant the journal the right to publish their work for the first time under the Creative Commons licence, which allows the exchange of academic work and recognition of authorship in the journal.