Objetividade e credibilidade midiática: reflexões sobre uma suposta conexão
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i19.424Palabras clave:
Objetividade. Realidade. Conhecimento. Credibilidade. Jornalismo.Resumen
As informações transmitidas pela mídia têm credibilidade porque são corretas ou são "corretas" porque acredita-se que sejam? Credibilidade pode ser reduzida a objetividade? Até que ponto existe uma relação entre objetividade e credibilidade e que tipo de relação é esta? Os autores desenvolvem aqui a tese de que credibilidade é determinada por uma série de fatores, dentro da qual a adequação das informações à realidade tem um papel secundário. Além disso, determinados rituais de objetividade como neutralidade e fairness (o principio de ouvir os dois lados) podem contribuir para dar credibilidade, mas não estão necessariamente ligados à adequação de uma cobertura jornalística à realidade.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
##submission.downloads##
Publicado
2008-06-29
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.