Show tributo como catarse coletiva: a presentificação dos atentados
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v37i3.19474Keywords:
midiatização1, circulação2, Imagem3.Abstract
Na ambiência da midiatização verifica-se a potencialização dos protocolos sociosemiotécnicos que consolidam imagens exógenas em nosso imaginário coletivo. Tais imagens, como as vistas no jornalismo ou em espaços de atores sociais midiatizados, tendem a acionar memórias. E é exatamente a relação entre música, imagens e memória que este artigo visa investigar. O foco está nos shows tributo realizados, de forma cíclica, quanto aos atentados terroristas. Nossa pergunta de partida é: em que medida os shows tributo se transformam em estratégia performática de eternização dos atentados? Para responder tal questão partimos para uma análise de casos múltiplos: o Concert for New York (2001), o show da banda U2 for Paris (2015) e o show One Love Manchester de Ariana Grande (2017).
Downloads
References
BELTING, Hans. O fim da história da arte: uma revisão dez anos depois. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
BRAGA, Jose Luiz. “Circuitos versus Campus”. In: JANOTTI JR, J; MATTOS, M A; JACKS, N. Mediação& Midiatização. Salvador: EDUFBA, Brasília COMPOS, 2012. p.31-52.
BRAGA, Jose Luiz; FERREIRA, Jairo; FAUSTO NETO, Antonio.; GOMES, Pedro Gilberto. (orgs). Dez Perguntas para a produção de conhecimento em comunicação. São Leopoldo: Unisinos, 2013.
BRAGA, José Luiz. Sobre a mediatização como processo interacional de referência. In: Anais da 15 º Encontro Anual da Compós – Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação. Bauru: UNESP, 2006. Disponível em: <http://www.midiaticom.org/jose-luiz-braga-mediatizacao-como-processo-interacional-de-referencia/> Acesso em: 10 jul. 2017.
BLACKING, John. Música, cultura e experiência. In: Cadernos de Campo. Vol 16. Nº 16. São Paulo: USP, 2007. Disponível em: <http://revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/50064> Acesso em 10 jul. 2017.
FERREIRA, Jairo. Midiatização: dispositivos, processos sociais e de comunicação. IN: Revista E-compós. Vol. 10, 2007. Disponível em: <http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewFile/196/197> Acesso em: 20 ago. 2016.
FERREIRA, Jairo; ROSA, Ana Paula da. Midiatização e poder: a construção de imagens na circulação intermidiática. IN: TEMER, Ana Carolina Rocha Pessoa (org) Mídia, Cidadania & Poder. Goiânia: Facomb/FUNAPE, 2011.
HOMAN, Shane. Access All Eras: Tribute Bands and Global Pop Culture: Tribute Bands and Global Pop Culture. McGraw-Hill Education (UK), 2006.
JANOTTI JÚNIOR, Jeder; SOARES, Thiago. O videoclipe como extensão da canção: apontamentos para análise. IN: Revista Galáxia, n. 15, p. 91-108, jun. 2008.
JANOTTI JÚNIOR, Jeder; LIMA, Tatiana Rodrigues, PIRES, Victor (orgs). Dez anos a mil: Mídia e Música Popular Massiva em Tempos de Internet. Porto Alegre: Simplíssimo, 2011. Disponível em: <https://www.academia.edu/8020123/Dez_anos_a_mil_m%C3%ADdia_e_m%C3%BAsica_popular_massiva_em_tempos_de_internet> Acesso em: 25 jul. 2017.
JARDIM, Antônio. Música: vigência do pensar poético. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005.
OLIVEIRA, Willy Correa. Música: a forma ABA - linguagem e memória. Disponível em <http://periodicos.ufpb.br/index.php/actas/article/viewFile/16530/9456> (p. 83-86) Acesso em: 15/06/2017
REZENDE, Renata. Política e afeto no tempo das redes: ou a catarse coletiva - uma análise da Mídia Ninja. IN: Revista Ação Midiática, nº. 10. Jul/Dez. 2015. Curitiba: PPGCOM-UFPR. Disponível em: <http://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/40847/26984> Acesso em: 25 jul. 2017.
RITTER, Jonathan; DAUGHTRY, J. Martin. Music in the Post-9/11 World. Routledge,. 2013. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=lWrhAQAAQBAJ&dq=musical+tribute+to+attacks+london&lr=&hl=pt-BR&source=gbs_navlinks_s> Acesso em: 20 jul. 2017.
ROSA, Ana Paula da. De reflexos a fagias: os níveis de circulação e apropriação midiática das imagens. IN: CINGOLANI, Gaston; SZNAIDER, Beatriz. Nuevas mediatizaciones, nuevos publicos. Argentina, 2016. Rosario: UNR Editora. Editorial de la Universidad Nacional de Rosario, 2016a.
______. Imagens em proliferação: a circulação como espaço de valor. IN: Anais do V Colóquio de Semiótica das Mídias. Japaratinga: UFAL, 2016b.
______. Imagens- Totens: a fixação de símbolos nos processos de midiatização. São Leopoldo: Unisinos, 2012 (Tese de doutorado). Disponível em <http://biblioteca.asav.org.br/vinculos/000003/0000033A.pdf> Acesso em: 20/06/2017
SCHECHNER, Richard. Performance theory. New York: Routledge, 2004.
TURNER, Victor. O processo ritual: estrutura e antiestrutura. Petrópolis: Vozes, 1974b.
VERON, Eliseo. La semiosis social 2: ideas, momentos, interpretantes. Buenos Aires: Paidós, 2013.
WARBURG, Aby. Histórias de fantasmas para gente grande. São Paulo: Companhia das Letras, 201
Downloads
Published
Versions
- 2021-03-17 (2)
- 2018-12-28 (1)
Issue
Section
License
The authors retain copyright and grant the journal the right to publish their work for the first time under the Creative Commons licence, which allows the exchange of academic work and recognition of authorship in the journal.