Minha língua é minha pátria? A circulação de artistas “multiculturais” na cena dos festivais na cidade de Montreal (Canadá)
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v38i1.28083Keywords:
Cenas musicais, Cosmopolitismo Estético, Imigração.Abstract
Esse artigo traz os primeiros resultados de uma pesquisa de pós-doutorado realizado durante seis meses na cidade de Montreal, no Canadá, na McGill University, cujo foco principal é perceber a música como instrumento de inclusão de imigrantes. Nesse trabalho observamos o funcionamento dos festivais como parte do circuito para a circulação desses artistas com o objetivo de difundir sua arte criando um networkingcom produtores, empresários e jornalistas. Tentamos nesse texto trabalhar com a noção de cena musical (STRAW, 2005) em diálogo com cosmopolitismo estético (REGEV, 2013), pensando a música como a ferramenta midiática fundamental para a compreensão dos processos sociais contemporâneos nos espaços urbanos.
Downloads
References
BÉLANGER, Anouk. Montréal verniculaire/Montréal spectulaire: dialectique de l’imaginaire urbain. Sociologie et societés, 37, (1), 13-34. Montreal: Les Presses de L’université de Montréal, 2005.
BENESSAIEH, Afef. Multiculturalism, Interculturality, Transculturality. In Benessaieh, Afef. Transcultural Americas/Amériques Transculturelles. Otawa: Les Presses de l’Université d’Ottawa, 2010.
CASEMAJOR, Nathalie and STRAW, Will. The Visuality of Scenes: urban cultures and visual scenescapes. Imaginations 7:2. 4-37. DOI: 10.17742/ IMAGE.VOS.7-2.1. Montreal, 2017.
DE CERTEAU, Michel. A invenção do Cotidiano. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs Vol. 2. São Paulo: Editora 34, 1995.
FRITH, Simon. Popular Music: music and identity. USA/Canadá: Routledge, 2004.
HALL, Stuart. Da diáspora: Identidade e Mediações Culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG/Humanitas, 2003.
JANOTTI JÚNIOR, Jeder. Rock me like the devil: a assinatura das cenas musicais e das identidades metálicas. Recife: Laboratório de Papel Finíssimo Editora, 2014.
MOUILLOT, François. Constellations Records: punk, pós-rock e música experimental na angloboemia de Montreal. In: FERNANDES, Cíntia Sanmartin e HERSCHMANN, Micael (Orgs). Cidades Musicais: comunicação, territorialidade e política. Porto Alegre: Editora Sulinas, 2018.
PARRY, Benita. The Contraditions of Cultural Studies. Transition 53. Pags. 37- 45. Indiana University Press, 1991.
PIETROBRUNO, Sheenagh. Salsa and its Transnational Moves. Lexington Books, Oxford, 2006.
PHYSTON, Angela. Mapeando o Pós-Colonialismo e os Estudos Culturais na América Latina. Recife. Revista Anpoll, n. 10, pg 23-43, jan/jun, 2001.
RANCIÈRE, Jacques. A Partilha do Sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2005.
REGEV, Motti. Pop-rock Music. Aesthetic Cosmopolitanism in Late Modernity. Cambridge: Polity Press, 2013.
RINCÓN, Omar. O popular na comunicação: culturas bastardas + cidadanias celebrities. REVISTA ECO PÓS - CULTURA POP, V. 19, N.3. Rio de Janeiro: PPGCOM/UFRJ.
SÁ, Simone Pereira de. WILL STRAW: cenas musicais, sensibilidades, afetos e a cidade. In: Gomes, Itania, JANOTTI, Jeder. Comunicação e Estudos Culturais. Salvador: Edufba, 2011.
__________________. Contribuições da Teoria Ator-Rede para a ecologia midiática da música. Contemporânea - comunicação e cultura - v.12, n.03, p. 537-555. Salvador, 2014.
SANTOS, Boaventura de Souza. Para Além do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia dos saberes. In: SANTOS, Boaventura de Souza, MENEZES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009.
STRAW, Will. Circulation. In Imre Szeman, Sarah Blacker and Justin Sully, editors., Blackwell Companion to Critical and Cultural Theory. Forthcoming, 2017.
_____________. Cena Visíveis e Invisíveis. In Adriana Amaral et al. Mapeando cenas da música pop: cidades, mediações e arquivos - Volume I. 2017. Marca de Fantasia. Paraíba, 2017.
____________. Cultura Scenes: Society and Leisure, v. 27, nº 2. Quebec: Presses de L‘Université Du Quebec, 2005.
____________. Systems of Articulation, Logics of Change: Scenes and Communication in Popular Music. Cultural Studies, v. 5, n. 3, p. 368-388, Oct. 1991.
YÚDICE, George. A conveniência da cultura. Usos da Cultura na Era Global. Belo Horizonte: Editora UFMG/Humanitas, 2004.
Sites:
HAZEL, C.. Musician Lido Pimienta responds to critiscism after asking womwn of color to move to the front at festival. New York: Jezebel, 2017. Acesso em 12/05/2018.
PIMIENTA, L. Lido Pimienta: Singer, songwriter, multi-instrumentalist. Toronto: Now Toronto, 2016. Acesso em 19/11/2017.
WHELLER, B. Polaris Prize winner Lido Pimienta’s life changing moment. Toronto: The Globe and Mail, 2018. Acesso em 11/10/2018.
Downloads
Published
Versions
- 2021-05-01 (2)
- 2019-04-29 (1)
Issue
Section
License
The authors retain copyright and grant the journal the right to publish their work for the first time under the Creative Commons licence, which allows the exchange of academic work and recognition of authorship in the journal.