Ante a cicatriz colonial:

Corpo e agência negra no audiovisual brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v41i2.52058

Palavras-chave:

Audiovisual brasileiro recente, Trauma colonial, Escravidão e Afrodiásporas, Corpo, Estética e Política

Resumo

Este artigo examina as estratégias formais e políticas de curtas-metragens brasileiros dos anos 2010 implicadas numa apropriação imaginativa do trauma colonial, especificamente da escravidão e das diásporas africanas. A partir da análise de Experimentando o vermelho em dilúvio (2016, de Michelle Mattiuzzi), A morte branca do feiticeiro negro (2020, de Rodrigo Ribeiro) e Novo mundo (2020, Natara Ney e Gilvan Barreto), demonstra-se a proeminência conferida ao corpo como meio de fabulação do passado e de resistência contra as estruturas do potentado colonial. Especial atenção é dedicada ao modo como as obras enfatizam a agência política de sujeitos negros e, igualmente, articulam experiências individuais e coletivas a partir da relação entre imagem, som e palavra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Costa Júnior, Unicamp

Pesquisador de Pós-Doutorado no Instituto de Artes da Unicamp, com bolsa FAPESP (21/02448-5). Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP (FAPESP 14/09365-4), com estágio de pesquisa na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3. Foi professor no PPGAV da ECA-USP e no Centro Universitário FMU-FIAMFAAM. Realizou estágio de pós-doutorado no Departamento de Artes Plásticas da USP, com bolsa PNP`D/CAPES.

Referências

BARROS, Laan Mendes de; FREITAS, Kênia. Experiência estética, alteridade e fabulação no cinema negro. Revista ECO-Pós - Dossiê Racismo, v, 21, n. 3, pp. 97-121, 2018.

CARVALHO, Noel dos Santos. O produtor e o cineasta Zózimo Bulbul - O inventor do Cinema Negro Brasileiro. Revista Crioula, n. 12, 2012.

CERQUEIRA, Daniel et al. Atlas da Violência. São Paulo: FBSP, 2021.

CHION, Michel. Glossaire acoulogique. Revue Lampe-tempête, n. 2, março de 2007.

CHION, Michel. La voix au cinéma. Paris : Cahiers du Cinéma, Editions de l’Etoile, 1982.

DRAKE, Philip. Reconceptualizing Screen Performance. Journal of Film and Video, v. 58, n. 1/2, pp. 84-94, 2006.

FANON, Frantz. Peles negras, máscaras brancas. Tradução de Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.

FERREIRA, Jackson. Loucos e pecadores: suicídio na Bahia do século XIX. Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal da Bahia, 2004.

FREITAS, Kênia. Fabulações críticas em curta-metragens negros brasileiros. Multiplot, Março de 2019.

FREITAS, Kênia. Cinema Negro Brasileiro: Uma Potência de Expansão Infinita. Catálogo do 20º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte. Belo Horizonte: Fundação Clóvis Salgado, v. 1, p. 161-164, 2018.

GILROY, Paul. O Atlântico negro. Tradução de Cid Knipel Moreira. São Paulo, Rio de Janeiro: Editora 34, Universidade Candido mendes, 2012.

GLISSANT, Édouard. Poetics of Relation. Translated by Betsy Wing. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 1997.

GONZALEZ, Lélia. A mulher negra na sociedade brasileira: Uma abordagem político-econômica. In: _____. Por um feminismo afro-latino americano. Organização de Flavia Rios e Márcia Lima. Rio de Janeiro: Zahar, pp. 49-64, 2020a.

GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural da amefricanidade. In: _____. Por um feminismo afro-latino americano. Organização de Flavia Rios e Márcia Lima. Rio de Janeiro: Zahar, pp. 127-138, 2020b.

GONZALEZ, Lélia. História de vida e louvor (Uma homenagem a Zezé Motta). In: _____. Por um feminismo afro-latino americano. Organização de Flavia Rios e Márcia Lima. Rio de Janeiro: Zahar, pp. 228-229, 2020c.

GUIMARÃES, César. Estéticas contra-colonizadoras no documentário: um ponto de partida. Anais do XXIX Encontro Anual da Compós, 23 a 25 de junho de 2020.

HARTMAN, Saidiya. Vênus em dois atos. Tradução de Fernanda Silva e Sousa. Revista Eco-Pós - Dossiê Crise, Feminismo e Comunicação, v. 23, n. 3, 2020.

hooks, bell. O olhar opositor: mulheres negras espectadoras. In: _____: Olhares Negros: raça e representação. Tradução de Stephanie Borges. São Paulo: Elefante, 2019.

IBGE. Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil. Estudos e Pesquisas - Informação Demográfica e Socioeconômica, n. 41, 2019.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação. Tradução de Jess Oliveira. Rio de janeiro: Cobogó, 2019.

LOMAX, Alan. The Land Where The Blues Began. Nova York: The New Press, 1993.

MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. Traduzido por Sebastião Nascimento. São Paulo: n-1 edições, 2018.

MOMBAÇA, Jota. A plantação cognitiva. Arte e Descolonização. São Paulo: MASP/AFTERALL, 2020.

MOMBAÇA, Jota. Escuro e não-representação - Sobre NoirBLUE de Ana Pi. Revista DR - Dossiê Vibrações do Inaudível, n. 5, Julho de 2020.

MOMBAÇA, Jota, MATTIUZZI, Musa Michele. Carta à leitora preta do fim dos tempos. In: SILVA, Denise Ferreira. A dívida impagável. São Paulo: Oficina de Imaginação Política e Living Commons, 2019.

MOURA, Clóvis. Rebeliões da Senzala. 6ª ed. São Paulo, SP: Anita Garibaldi, 2020.

NAREMORE, James. Acting in the cinema. Berkeley: University of California press, 1998.

NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do negro brasileiro. 3ª ed. São Paulo: Perspectivas, 2016.

NASCIMENTO, Beatriz. Uma história feita por mãos negras: Relações raciais, quilombos e movimentos. Organização de Alex Ratts. Rio de Janeiro: Zahar, 2021.

OLIVEIRA, Janaína. With the Alma no Olho: Notes on Contemporary Black Cinema. Film Quartely, 74 (2), pp. 32-38, 2020.

RAMOS, Alberto Guerreira. Patologia social do “branco” brasileiro. In: _____. Introdução crítica à sociologia brasileira. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1995.

RIBEIRO, Rodrigo. Por uma fantasmagoria negra experimental. Entrevista a Juliano Gomes. Revista Cinética, Setembro de 2020.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. Apresentação da questão: A literatura do trauma. In: _____ (org.) História, Memória, Literatura. Campinas: Editora Unicamp, 2003.

STAM, Robert. Tropical Multiculturalism: A Comparative History of Race in Brazilian Cinema and Culture. Durham, Londres: Duke University Press, 1997.

XAVIER, Ismail. Alegoria histórica. In: RAMOS, Fernão Pessoa (org.). Teoria Contemporânea do Cinema - Vol. 1. São Paulo: Editora Senac, 2005.

Publicado

2022-08-31