Corpos em rede e o direito de aparecer: o Dia da Visibilidade Trans no YouTube

Authors

  • Morena Dias Universidade Federal da Bahia/ Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Póscom-UFBA) https://orcid.org/0000-0001-6227-788X
  • Edinaldo Araujo Mota Junior Universidade Federal da Bahia/ Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Póscom-UFBA) https://orcid.org/0000-0002-4022-6106
  • Juliana Gutmann Universidade Federal da Bahia/ Professora da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia da UFBA. https://orcid.org/0000-0002-4760-670X

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v41i2.52078

Keywords:

Transgeneridade, YouTube, Performance

Abstract

We propose to discuss the ways in which trans visibility is constructed in audiovisual
productions on YouTube by taking the National Day of Trans Visibility as a performance. We
take the date as a starting point to reflect about the power of dissident bodies, seen as
bodies in alliance (bodies in a network), against the regime of trauma and violence to which
these persons are submitted by the gender policies of global capitalism. We analyzed a set
of publications in circulation on the platform alluding to the Day of Visibility based on a
theoretical and methodological approach that articulates performance and performativity in
order to understand constitutions of other scripts of actions and incorporations that point
to new possibilities of existence and to rights to appear.

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Author Biographies

Morena Dias, Universidade Federal da Bahia/ Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Póscom-UFBA)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Póscom-UFBA). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Ppgcom/UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil Pesquisadora do CHAOS - Grupo de Pesquisa Cultura Audiovisual, Sensibilidades e Historicidades. E-mail: morena.melo@gmail.com

Edinaldo Araujo Mota Junior, Universidade Federal da Bahia/ Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Póscom-UFBA)

Edinaldo Araujo Mota Junior
Doutorando e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Póscom-UFBA), Salvador, Bahia, Brasil
Pesquisador do CHAOS - Grupo de Pesquisa Cultura Audiovisual, Sensibilidades e Historicidades e do TRACC - Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação
eamotajr@gmail.com

Juliana Gutmann, Universidade Federal da Bahia/ Professora da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia da UFBA.

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal da Bahia. Professora da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia da UFBA. Coordena o Grupo de Pesquisa Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades (CHAOS) e é pesquisadora docente do Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC). E-mail: jugutmann@gmail.com

**Este artigo apresenta resultados de pesquisa com apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

Published

2022-08-31