CIVIC IMAGINATION AND BRAZILIAN TELEVISION FICTION

forms of life under debate in the series Segunda Chamada

Authors

  • Dario Mesquita UFSCar
  • Naiá Sadi Câmara Centro Universitário de Franca
  • Cláudia Erthal Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Rafael Souza Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • João Carlos Massarolo Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v43i2.61524

Keywords:

citizenship, public education, city imagination, Brazilian serial production

Abstract

The paper seeks to analyze the potential of citizen imagination generated by the series Segunda Chamada (Globo, 2019-2021), with the aim of understanding the possibilities for political and social engagement of the public in contact with the imagination generated by television fiction in Brazil, which places different forms of life in dialogue. To this end, a bibliographic review is carried out on the notion of citizenship, as well as imagination and imaginary, to understand the conceptual dynamics of citizen imagination. Using this framework, a brief analysis of the narrative plots of the first season of Segunda Chamada is made, to identify themes that spark the citizen's imagination. Finally, final considerations are made regarding the research, of an exploratory nature, indicating developments for future investigations into the topic.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Naiá Sadi Câmara, Centro Universitário de Franca

Professora pesquisadora do programa de mestrado interdisciplinar em Desenvolvimento Regional e do curso de Comunicação Social do Centro Universitário de Franca. Pós doutora em Comunicação e Artes pela Ufscar. Doutora e mestre em Linguística e Língua POrtuguesa pela Unesp/ Araraquara. Membro pesquisadora dos grupos Transled (Grupo de pesquisa em Leramentos transmídia- Comunicação e Educação; e do grupo Geminis/Obitel- Ufscar.

Cláudia Erthal, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Jornalista, documentarista e pesquisadora. Atua na criação e desenvolvimento de conteúdo e produtos audiovisuais para produtoras, agências, emissoras de TV e para a Internet. Experiência nas áreas de Comunicação, Cinema, TV e Audiovisual. Pesquisadora de Comunicação na área de vida digital no Pós-doutorado na Universidade Federal de São Carlos. Doutora em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicação e Artes do Universidade de São Paulo - USP. Mestre em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicação e Artes do Universidade de São Paulo - USP. Jornalista - Criação, Roteiro, Direção de conteúdo para TV, Internet e impresso. Docente da disciplina de Jornalismo Social e Comunitário na Universidade FIAM-FAAM/SP. Master of Arts/MA - Independent Film and Video - University of London. Graduação em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina

Rafael Souza , Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), na linha Mídia, Linguagens e Processos Sóciopolíticos. Bacharel em Jornalismo também pela UFPE. Pesquisador sobre televisão e streaming, com foco na relação entre a TV Globo e o Globoplay, além de outros temas como história da televisão e reality show.

João Carlos Massarolo, Universidade Federal de São Carlos

Professor associado do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Produção de Conteúdo Multipltaforma (PPGPCM/UFSCar). Bolsista CNPq (PQ2). Coordenador do Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS) e editor responsável da Revista GEMInIS.

References

ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. 7. ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.

CÂMARA, Naiá Sadi. Formas de vida no seriado de ficção televisiva - The Game of Thrones. In: Nascimento, Edna Maria Fernandes dos Santos; Abriata Vera Lucia Rodella. (Org.). Formas de vida: rotina e acontecimento. 1ed.Ribeirão Preto: Coruja, 2014, v. 1, p. 1-20.

CANCLINI, N. Consumidores como Cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3 ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.

CANCLINI, N. Ciudadanos reemplazados por algoritmos. Bielefeld University Press, 2020.

BALTAR, Mariana. “Engajamento afetivo e as performances da memória em Um passaporte húngaro”. Revista Eco-Pós. v. 10, n. 2, 2007, pp. 96-112.

BENEVIDES, M. “Cidadania e democracia”. Lua Nova: revista de cultura e política, n. 33, ago. 1994. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-64451994000200002. Acesso em: 02 Dez. 2023.

DE MORAES, D. Comunicação, hegemonia e contra-hegemonia: a contribuição teórica de Gramsci. Revista Debates, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 54, 2010.

DENA, C. Transmedia Practice: Theorising the Practice of Expressing a Fictional World across Distinct Media and Environments. Tese de Doutorado. Sydney: University of Sydney, 2009. 358 f.

DURANT, G. As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: Martins Fontes, I997.

DURAND, G. O imaginário: ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. Tradução de Renée Eve Levie. Rio de Janeiro (RJ): DIFEL, 1998.

FELIX, W. Viva cria grupo para editar novelas e vetar cenas "politicamente incorretas". Na Telinha UOL, 1 jun. 2023.

Disponível em: https://natelinha.uol.com.br/novelas/2023/06/01/viva-cria-grupo-para-editar-novelas-e-vetar-cenas-politicamente-incorretas-197929.php. Acesso em: 20 nov. 2023.

FREITAS, R.; CHAVES, R. Os erros e acertos do merchandising social em novelas. Valkirias, 17 set. 2020. Disponível em: https://valkirias.com.br/merchandising-social-em-novelas/. Acesso em: 20 nov. 2023.

GREIMAS, FONTANILLE, J. Les formes de vie. Recherches sémiotiques.Semiotic Inquiry, Montreal,v.13, p ;520,1993.

HALL, Stuart. Da diáspora: Identidades e Mediações Culturais. Belo Horizonte: EdUFMG, 2003.

HAN, Byun-Chun. Infocracia: digitalização e crise da democracia. Petrópolis: Vozes, 2022.

JENKINS, H.; SHERSTHOVA, S.; PETERS-LAZARO, G. "Popular Culture and the Civic Imagination - Foundations". In: JENKINS, H.; SHERSTHOVA, S.; PETERS-LAZARO, G (ORGs). Popular Culture and the Civic Imagination: Case Studies of Creative Social Change. New York: New York Press, 2020.

LANDOWSKI, E. Presenças do outro. São Paulo: Perspectiva, 2002.

LOPES, M. I. V. de. Telenovela como recurso comunicativo. Revista MATRIZes, n. 3, 21-47, 2009.

MARSHALL, T. H. Cidadania e Classe Social [Ed. atual trad. e rev. Por EaD/CEE/MCT], 2. ed. Brasília: Senado Federal, Centro de Estudos Estratégicos, Ministério da Ciência e Tecnologia, 2002.

NASCIMENTO, Edna Maria FS. Imaginário cultural e a construção de textos de propaganda. Revista do GELNE, v. 3, n. 1/2, p. 1-5, 2001.

NEVES, Marcelo. Entre subintegração e sobreintegração: a cidadania inexistente. In: DADOS, vol. 37, no. 2, Rio de Janeiro, pp. 253-276, 1994.

RYAN, M-L. Possible-worldstheory. In: HERMAN, D.; JAHN, M.; RYAN, M. L. (Orgs.). Routledge encyclopedia of narrative theory. London: Routledge, 2005.

SEALF/MEC - Secretaria de Alfabetização/ Ministério da Educação. Currículo Programático Para a Alfabetização de Jovens e Adultos. Brasília: Governo Federal, 2022.

SILVA, J. P. da. "Nota Crítica sobre Cidadania no Brasil". Ideias, v. 1, n. 1, 2010, pp. 95–119. https://doi.org/10.20396/ideias.v1i1.8649307. Acesso em: 02 Dez. 2023.

SOUZA, Jessé. A construção social da subcidadania. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2003.

TAVOLARO, Sergio B. F. “Para além de uma ‘cidadania à brasileira’: uma consideração crítica da produção sociológica nacional”, Revista Sociologia Política, v.17, n. 32, Curitiba, pp. 95-120, 2009.

VAN DIJCK, José; POELL, Thomas; DE WALL, Martijn. The Platform Society: Public Values in a Connective World. Oxford: Oxford University Press, 2018.

ZANETTI, D. Repetição, serialização, narrativa. Revista MATRIZes, v. 2, n. 2, pp. 181-194, 2009. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v2i2p181-194. Acesso em: 02 Dez. 2023.

Published

2024-08-30