MARCAS DE TRANSIÇÃO: Comunicação, cultura e novos significados do consumo no (pós)-socialismo

Autores

  • Fernanda Martineli

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i20.13

Palavras-chave:

Comunicação, Consumo, Interação Social.

Resumo

Este trabalho discute a abertura econômica e as recentes configurações do consumo em antigos países socialistas. Investiga como o consumo de objetos e valores tradicionais capitalistas se justifica, a partir de quais referenciais o discurso publicitário é construído e como se articulam significados implementados durante o regime socialista com novos referenciais de cultura e economia. Acredita-se que essa abertura acompanha uma euforia pelo consumo comparada àquela que o Brasil viveu nos anos 1990, quando o neoliberalismo se firmava endossando o mercado como modelo social de liberdade e progresso, e o universo do consumo como espaço privilegiado de exercício de liberdade. A análise dessas dinâmicas se apóia em Douglas e Isherwood (2004), entendendo os bens como sistema de comunicação, pois transmitem mensagens sobre gostos, estilos, identidades e hierarquias sociais nas práticas de consumo.

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Biografia do Autor

Fernanda Martineli

Mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ) e Doutoranda em Comunicação e Cultura na mesma instituição.

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Publicado

2009-11-05

Edição

Seção

Ensaios Temáticos