Naqoyqatsi, ou o movimento como (des)controle

Autores/as

  • André Bonotto Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i21.44

Palabras clave:

Naqoyqatsi. Trilogia Qatsi. Imagens eletrônicas. Imagens de arquivo. Imagens aceleradas/desaceleradas.

Resumen

Este artigo apresenta uma análise do filme Naqoyqatsi (2002), parte da trilogia Qatsi, dirigida por Godfrey Reggio. Centramos nossa análise no regime imagético-narrativo complexo que se constrói através do grande uso de imagens eletrônicas e imagens de arquivos as mais diversas. Notamos algumas características fundamentais da natureza das imagens que compõem a narrativa: virtualidade; resíduo de operação pelo uso de imagens de arquivo; fluxo vertiginoso pelas imagens aceleradas; análise de desempenho pelas imagens desaceleradas. Estas características reverberam nos dois movimentos que se chocam, suscitados pelas imagens: aceleração/caos; e desaceleração/controle.

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Biografía del autor/a

André Bonotto, Unicamp

Mestre (2009) e Doutorando em Multimeios pela Unicamp.

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Publicado

2010-09-21

Número

Sección

Ensaios Temáticos