Snow Fall: uma avalanche de criatividade e de desafios para o Ensino de Jornalismo / Snow Fall: An avalanche of creativity and challenges to journalism education

Autores/as

  • Beatriz Becker PPGCOM da UFRJ
  • Ivone Barreira Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro ( PPGCOM-ECO/UFRJ).

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i28.587

Palabras clave:

ensino de jornalismo, narrativas jornalísticas multimídia, Snow Fall

Resumen

A partir da compreensão das narrativas jornalísticas multimídia como uma das escrituras mais inovadoras do século XXI e da repercussão da reportagem Snow Fall, este artigo propõe uma reflexão sobre transformações que a mistura de linguagens e suportes impõem à formação dos futuros jornalistas. Assume-se que o aperfeiçoamento das grades curriculares e dos processos de aprendizagem pode colaborar para práticas profissionais de maior qualidade, porém os cursos precisam ser repensados. Neste trabalho são focalizados desafios enfrentados por universidades no Brasil e em Portugal, mais especificamente as experiências de ensino na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e no curso de Ciências da Comunicação, Assessoria, Jornalismo e Multimídia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Beatriz Becker, PPGCOM da UFRJ

Professora Associada do Programa de Pós-Graduação e do Departamento de Expressões e Linguagens da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro ( ECO-UFRJ). Pós-Doutorado realizado no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Bolsista de Produtividade do CNPQ.

Ivone Barreira, Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro ( PPGCOM-ECO/UFRJ).

Mestranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

##submission.downloads##

Publicado

2013-12-29