Indústria cultural, desenvolvimento dependente e empresas em rede no Brasil contemporâneo: News, DirecTV, Globo e Abril
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i31.663Palabras clave:
Cultura, Indústria cultural, GlobalizaçãoResumen
Este artigo investiga a inserção da indústria cultural brasileira em mercados globais, analisando a adoção de uma trajetória organizacional pautada por um aumento da complexidade possível de descrever por meio da ideia de empresa em rede. Atenta-se para sua relação com o formato de desenvolvimento dependente, princípio estrutural herdado. Por um lado, a lógica da empresa em rede retoma o tema da associação tensa entre capital nacional e internacional, típica ao desenvolvimento dependente. Por outro, a complexidade contemporânea conduz tal tema a outro patamar. Concentra-se atenção nos negócios de televisão segmentada via satélite. A inércia das operações em televisão aberta justifica a escolha em projetos que oferecem, no Brasil, transformações inéditas no controle decisório e acionário.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
##submission.downloads##
Publicado
2015-02-17
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.