Câmera intradiegética e maneirismo em obras de George A. Romero e Brian De Palma
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i31.673Palabras clave:
Câmera intra-diegética. Found footage. Maneirismo. George A. Romero. Brian De Palma.Resumen
Em 2007, George A. Romero e Brian De Palma realizaram experimentos de ficção com o uso do recurso ao qual chamaremos neste artigo de câmera intradiegética, que consiste na construção de narrativas audiovisuais através de registros feitos pelos personagens ou por dispositivos pertencentes ao universo ficcional. Os longas “Diário dos mortos” e “Guerra sem cortes”, de Romero e De Palma, respectivamente, converteram-se em marcos para o cinema de ficção construído a partir desse recurso, justamente no ano em que aumentou massivamente a quantidade de filmes que adotaram a câmera intradiegética, originando um filão de cinema de aventura e horror que ficaria conhecido como found footage por usar, na maioria das vezes, a premissa do “registro encontrado” para justificar a incorporação dos equipamentos de captação à narrativa. Neste artigo, sugerimos observar esse recurso como uma abordagem maneirista na ficção contemporânea, que tem, nas obras de Romero e De Palma, exemplos fundamentais.Descargas
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Publicado
2015-02-17
Número
Sección
Artigos
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