O trabalho publicitário: uma jam session. Improviso na criação e cotidiano com poucas variações

Autores

  • João Anzanello Carrascoza Escola Superior de Propaganda e Marketing

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v35i3.875

Palavras-chave:

Consumo, literatura, criação publicitária

Resumo

O trabalho publicitário vem vivendo transformações desde o advento da informática, e, mais ainda, com as possibilidades criativas que se acenam no universo online. Como tem sido a rotina das novas gerações de white collars, nativas ou não no universo digital, o seu processo criativo ante as multi-plataformas, o habitus desse campo profissional (entre artístico e científico), é o objetivo de nossa investigação neste texto. Para isso, em consonância com a pesquisa que desenvolvemos atualmente, discutindo o consumo e a poética da publicidade por meio de textos literários, vamos fazer aqui um estudo a partir do conto A soneca de Gretchen, de F. Scott Fitzgerald . Teorias sobre o processo criativo em geral e elementos da gestão corporativa serão mobilizados nesse percurso.

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Biografia do Autor

João Anzanello Carrascoza, Escola Superior de Propaganda e Marketing

JOÃO ANZANELLO CARRASCOZA é mestre e doutor pela Escola de Comunicações e Artes da USP, onde atua como professor. Também é docente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM São Paulo, com pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Investiga as narrativas do consumo e a literatura. Ficcionista, recebeu os prêmios literários Jabuti, Guimarães Rosa, Fundação Biblioteca Nacional e APCA, entre outros.

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Publicado

2016-12-22