Crianças nas mídias: uma análise das conversações no Twitter sobre o caso Balenciaga

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v42i2.58261

Palabras clave:

Campanha publicitária, Balenciaga, Direitos das Crianças, Twitter, Análise de rede

Resumen

Este artigo tem como objetivo mapear e compreender as conversações no Twitter em torno da campanha publicitária acusada de pedofilia e exploração sexual infantil veiculada pela marca Balenciaga em novembro de 2022. Para tanto, utilizou-se como arcabouço teórico as contribuições da Sociologia da Infância no que diz respeito aos sentimentos de inocência e proteção socialmente construídos e aos direitos das crianças recém-conquistados. A partir da metodologia da análise de redes sociais, investigou-se o recorte temporal de 01 de novembro a 31 de dezembro de 2022, com ênfase nos dias 27 a 30 de novembro. Os resultados apontam para a efemeridade e superficialidade do debate, que não trouxe preocupações efetivas com os direitos das crianças no âmbito da campanha em questão e/ou no que tange à exploração comercial do público infantil.

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Biografía del autor/a

Renata Alves de Albuquerque Othon, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com período sanduíche na Universidade NOVA de Lisboa. Integrante do grupo de pesquisa Gemini - Análise e Pesquisa em Cultura, Processos e Produtos Midiáticos.

Carina Luisa Ochi Flexor, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Docente na Faculdade de Comunicação e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e em Artes Visuais da UnB. 

Gustavo da Costa, Universidade de Brasília (UnB).

Visual designer. Graduado em Comunicação Organizacional Universidade de Brasília (UnB).

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Publicado

2023-08-31