LITERATURA DE MASSA E MERCADO

Autores

  • Gláucio Aranha
  • Fernanda Batista

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i20.11

Palavras-chave:

Literatura de massa. Estudos de mídia. Literatura comparada.

Resumo

Partindo da percepção da Literatura de Massa como um modelo de produção literária intrinsecamente ligado à sociedade de consumo contemporânea, propõem-se uma reflexão acerca de seus elementos paradigmáticos na busca da representação sócio-cultural deste objeto. O ensaio privilegia um olhar fronteiriço entre os campos da literatura e da comunicação social, evidenciando os elementos que contribuíram para a consolidação deste modelo literário no trajeto entre as primeiras publicações em jornais (folhetim) até a consolidação do formato best seller. Destaca-se, ainda, como o mercado impactou sobre a esfera valorativa da obra literária, passando a disputar o espaço de legitimação anteriormente restrito à instituição literária e a seus agentes.

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Biografia do Autor

Gláucio Aranha

Doutor em Letras (Literatura Comparada), pela Universidade Federal Fluminense; mestre em omunicação, Imagem e Informação, pela Universidade federal Fluminense (UFF) e graduado em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atua como pesquisador associado do Instituto de Ciências Cognitivas (ICC). Tem experiência em literatura comparada, estudos comparados de mídias e cultura pop contemporânea. E-mail: glaucioaranha@gmail.com e aranha@cienciasecognicao.org.

Fernanda Batista

Graduada em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

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Publicado

2009-11-05

Edição

Seção

Ensaios Temáticos