CONSUMO SIMBÓLICO DA ESFERA PRODUTIVA DAS MERCADORIAS: Significações de tradição, de memória e de história social
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i20.9Palavras-chave:
Publicidade. Consumo. Marcas.Resumo
O artigo trata das estratégias da publicidade contemporânea nas representações do mundo do trabalho e da esfera produtiva das mercadorias, como elementos de construção do universo simbólico das marcas. A partir da análise de três comerciais, das marcas Bauducco, Mitsubishi e Johnnie Walker, veiculados recentemente na televisão brasileira, refletimos sobre os processos de mitificação, os apagamentos, as ressemantizações de signos relacionados à produção para compor a visibilidade do trabalho pela lógica do consumo. A metodologia de análise do ethos discursivo organiza a leitura dos filmes publicitários que compõem o estudo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-11-04
Edição
Seção
Ensaios Temáticos
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.