CONSUMO SIMBÓLICO DA ESFERA PRODUTIVA DAS MERCADORIAS: Significações de tradição, de memória e de história social

Autores

  • Vander Casaqui Escola Superior de Propaganda e Marketing

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i20.9

Palavras-chave:

Publicidade. Consumo. Marcas.

Resumo

O artigo trata das estratégias da publicidade contemporânea nas representações do mundo do trabalho e da esfera produtiva das mercadorias, como elementos de construção do universo simbólico das marcas. A partir da análise de três comerciais, das marcas Bauducco, Mitsubishi e Johnnie Walker, veiculados recentemente na televisão brasileira, refletimos sobre os processos de mitificação, os apagamentos, as ressemantizações de signos relacionados à produção para compor a visibilidade do trabalho pela lógica do consumo. A metodologia de análise do ethos discursivo organiza a leitura dos filmes publicitários que compõem o estudo.

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Biografia do Autor

Vander Casaqui, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP; Docente do Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo – Escola Superior de Propaganda e Marketing – SP.

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Publicado

2009-11-04

Edição

Seção

Ensaios Temáticos