Quando ruptura é convenção: O programa Gordo a Go-Go como espaço de experiência do talk show

Autores

  • Juliana Freire Gutmann Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i31.702

Palavras-chave:

Gênero televisivo, Análise cultural, Talk show

Resumo

O artigo sintetiza reflexões sobre o talk show brasileiro a partir de como a MTV Brasil consolidou um modo de reprodução do gênero com o programa “Gordo a Go-Go”, exibido entre 2000 e 2005. O desafio metodológico foi empreender uma análise que considere, de modo articulado, materialidades do programa, seus contextos específicos e discursos que circularam na imprensa de modo a rastrear definições e atritos que nos ajudem a compreender a história do talk show no país. Baseado na premissa de que o gênero televisivo é uma construção cultural que se constitui pelo permanente processo de continuidades e descontinuidades, o estudo demonstra como rupturas de marcas de gênero são dimensões de disputa por convenções.

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Biografia do Autor

Juliana Freire Gutmann, Universidade Federal da Bahia

Professora do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia(UFBA). Doutora em Comunicação e Cultura pela UFBA.

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Publicado

2015-02-17