Don’t be a drag, just be a queer: Lady Gaga e semiodiversidade em redes digitais do jornalismo de cultura pop

Autores

  • Ronaldo Henn Universidade do Vale do Rio dos Sinos/ Professor https://orcid.org/0000-0002-3741-2936
  • Christian Gonzatti Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v38i1.27987

Palavras-chave:

Jornalismo de cultura pop, Música pop, Cultura digital, Gênero, Lady Gaga.

Resumo

Analisamos os sentidos acionados por notícias relacionadas a Lady Gaga no jornalismo de cultura pop brasileiro, tendo como objetivo entender o que eles sinalizam sobre questões de gênero e sexualidade, compreendidas em uma perspectiva queer, processos dos sites de redes sociais e a cultura pop. Agrupamos cinco constelações de sentidos que apontam para as maneiras como signos da cultura pop são reverberados através de territorialidades semióticas, adquirindo tessituras socioculturais muito próprias da cultura pop digital brasileira e fazendo pensar em aspectos do queer. Constatamos que linguagens construídas e espalhadas por comunidades queer nas dinâmicas digitais passam a mobilizar a semiodiversidade – constantemente ameaçada – em redes digitais do jornalismo de cultura pop.

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Biografia do Autor

Ronaldo Henn, Universidade do Vale do Rio dos Sinos/ Professor

Possui graduação em Comunicação Social Habilitação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1984), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994), doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e pós-doutorado na Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e atua como pesquisador no PPG em Ciências da Comunicação. É pesquisador PQ/CNPq Nível 2. Coordenador do LIC - Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento. 

Christian Gonzatti, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutorando em Ciências da Comunicação. Bolsista Capes. Membro do LIC - Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento.

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Publicado

2019-04-29