Dinâmicas de avaliação por pares na Steam

capital lúdico, violência e fluxos comunicacionais nas avaliações de Bolsomito2k18

Autores

  • Leonardo Andrada de Mello UNISINOS - Doutorando https://orcid.org/0000-0002-5754-0230
  • Sandra Rúbia da Silva Universidade Federal de Santa Maria - Professora Adjunta

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v40i3.50483

Palavras-chave:

Jogos Digitais, Sistemas de Avaliação, Capital Lúdico, Fluxos Comunicacionais, Política

Resumo

Neste trabalho argumentamos que a gestão de conteúdos por pares na plataforma Steam, assim como seus sistemas de avaliação, geram fluxos que ocasionam que alguns conteúdos/produtos ganhem maior relevância nessa plataforma. Para tanto observamos as avaliações do jogo Bolsomito2k18 atentando para como se dão estes fluxos de informação. São articuladas discussões em torno de sistemas de avaliação. Tensionamos dinâmicas de comunicação em rede, pensando as mesmas como um sistema mediado pela gestão do capital lúdico. Concluímos que: 1 - diante dos fluxos comunicacionais, determinados conteúdos acabam ganhando mais relevância; 2 - os sistemas de avaliação podem sofrer distorções em especial pelo comportamento do próprio fluxo das avaliações; 3 - estas distorções podem ser muito mais benéficas para as empresas que para os usuários.

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Biografia do Autor

Leonardo Andrada de Mello, UNISINOS - Doutorando

  Doutorando em Ciências da Comunicação na Unisinos, na linha Mídias e Processos Audiovisuais. Mestre em Comunicação da Linha de Mídias e Estratégias Comunicacionais - POSCOM UFSM, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES). Graduado em Comunicação Social - Habilitação Publicidade e Propaganda pela Unijuí. Com experiência profissional em edição e pós produção audiovisual e em produção cultural. Interesses de pesquisa: comunicação; jogos; cultura; violência; política; redes sociais.

Sandra Rúbia da Silva, Universidade Federal de Santa Maria - Professora Adjunta

  Mestre em Comunicação e Informação (UFRGS) e doutora em Antropologia Social (UFSC), com estágio de doutorado-sanduíche no University College London (UCL), instituição fundadora da University of London, sob orientação do prof. Daniel Miller. Sua tese investiga, a partir de uma abordagem antropológica, as estratégias de apropriação e as práticas socioculturais relacionadas ao consumo de telefones celulares em periferias urbanas. Foi professora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), onde orientou três dissertações de mestrado. Ganhadora da quarta edição do Concurso Jóvenes Investigadores (2010) promovido pela rede DIRSI ? Diálogo Regional Sobre la Sociedad de la Información, foi contemplada com a bolsa de pesquisa Amy Mahan Young Researcher Fellowship in ICT Inclusion Policies pelo IDRC - International Development Research Centre, do Canadá. Atualmente é docente do Departamento de Ciências da Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Foi jurada, por duas edições, do GSM Global Mobile Awards, promovido pela GSM Association (Londres) na categoria Mobile Use for Social and Economic Development. É líder do Grupo de Pesquisa Consumo e Culturas Digitais; membro do Grupo Interinstitucional de Estudos de Cibercultura e coordenadora do GT História da Mídia Digital, do Encontro Nacional de História da Mídia (Rede ALCAR). Seus atuais interesses de pesquisa e áreas de atuação incluem teorias do consumo, cultura material e globalização; estratégias comunicacionais em marketing e publicidade; representações midiáticas e cultura brasileira; cibercultura e materialidades da comunicação; e modos de apropriação de tecnologias de comunicação e informação para a inclusão social.

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Publicado

2021-12-30