A POP ART DOS DIREITOS HUMANOS / POP ART OF HUMAN RIGHTS / POP ART DE DERECHOS HUMANOS

Autores

  • Guilherme Del Negro

DOI:

https://doi.org/10.22409/rcj.v2i4.143

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Pop Art, Estética, Arte, Direito, Human Rights Law, Aesthetics, Art, Law, Derechos humanos, Derecho

Resumo

Resumo: A partir dos escritos de Arthur Danto sobre a arte contemporânea, o artigo propõe uma analogia entre o Direito Internacional dos Direitos Humanos e a Pop Art, de modo a lançar outras luzes sobre alguns dos limites e desafios que devem ser enfrentados pelo movimento de direitos humanos.

Abstract: Based on Arthur Danto’s writings on contemporary art, this paper suggests an analogy between Human Rights Law and Pop Art, so as to evince some of the problems and challenges that must be tackled by the Human Rights Movement.

Resumen: Basado en los escritos de Arthur Danto sobre arte contemporáneo, el artículo propone una analogía entre el derecho internacional de los derechos humanos y el arte pop para arrojar otras luces sobre algunos de los límites y desafíos que debe enfrentar el movimiento de derechos humanos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Del Negro

Doutorando em Direito - Universidade de Brasília (UnB).

Referências

ADLER, Amy. Post-Modern Art and the Death of Obscenity Law. Yale Law Journal, n. 99, New Haven, 1989-1990, pp. 1359-1378.
CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
CHAKRABARTY, Dipesh. Provincializing Europe: Postcolonial Thought and Historical Difference. Princeton: Princeton University Press, 2007.
CHIPP, Herschel. Teorias da Arte Moderna. Tradução de Waltensir Dutra e outros. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
CORTEN, Olivier. Les TWAIL: Approche Scientifique Originale ou Nouveau Label Fédérateur? In: TOUFAYAN, Mark; TOURME-JOUANNET, Emmanuelle; FABRI, Hélène Ruiz (ed.). Droit International et Nouvelles Approches sur le Tiers-Monde: Entre Répétition et Renouveau. Paris: Societé de Législation Comparée, 2013, p. 357-368.
DANTO, Arthur. Após o Fim da Arte: A Arte Contemporânea e os Limites da História. Tradução de Saulo Krieger. São Paulo: Odysseus, 2006.
_____________. O filósofo como Andy Warhol. ARS, n. 4, São Paulo, 2004, pp. 99-115.
_____________. O mundo da arte. Artefilosofia, n. 1, Ouro Preto, 2006, pp. 13-25.
_____________. The End of Art: A Philosophical Defense. History and Theory, vol. 37, n. 4, Middletown, 1998, pp. 127-143.
FITZGERALD, Laura. Towards a Modern Art of Law. Yale Law Journal, n. 96, New Haven, 1986-1987, pp. 2051-2081.
GALINDO, George. Force Field: On History and Theory of International Law. Rechtsgeschichte, v. 20, Frankfurt, 2012, pp. 86-103.
HARRISON, Charles e WOOD, Paul (ed.). Art in Theory, 1900-1990 – An Anthology of Changing Ideas. Oxford/Cambridge : Blackwell, 1993.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Hegel's Aesthetics: Lectures on Fine Art. Vol. I. Tradução de Thomas Malcolm Knox. Oxford: Oxford University Press, 1975.
MAMLYUK, Boris e MATTEI, Ugo. Comparative International Law. Brooklyn Journal of International Law, vol. 36, n. 2, Brooklyn, 2010-2011, pp. 385-452.
MATOS JUNIOR, Agnaldo. Sobre a importância das Brillo boxes para o conceito de arte de Arthur Danto. Anais da III Semana de Pesquisa em Artes da UERJ – 10 a 13 de novembro de 2009, pp. 403-414. Último acesso em: 03/12/2015. Disponível em: http://www.ppgartes.uerj.br/spa/spa3/anais/agnaldo_junior_403_414.pdf.
ONUF, Nicholas. ‘Tainted by Contingency”. Retelling the Story of International Law. In: FALK, Richard; RUIZ, Lester e WALKER, Rob (ed.). Reframing the International: Law, Culture, Politics. Nova Iorque/Londres: Routledge, 2002, pp. 26-45.
OSTERHAMMEL, Jürgen. The Transformation of the World: A Global History of the Nineteenth Century. Princeton: Princeton University Press, 2014.
SCHIRMER, Sherry. A City Divided: The Racial Landscape of Kansas City, 1900-1960. Columbia/Londres: University of Missouri Press, 2002.
SCHLAG, Pierre. The Aesthetics of American Law. Harvard Law Review, vol. 115, Boston, 2002, pp. 1047-1118.
SCHMITT, Carl. Sobre os três tipos de pensamento jurídico. Tradução de Peter Naumann. In: MACEDO JUNIOR, Ronaldo. Carl Schmitt e a Fundamentação do Direito. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2011, pp. 131-176.
WILLIAMS, Raymond. The Politics of Modernism. Londres/Nova Iorque: Verso, 1997.
WOLFSON, Richard. Aesthetics in and about the law. Kentucky Law Journal, vol. 33, n. 1, Lexington, 1944, pp. 33-47.

Downloads

Publicado

2016-03-24