REFLEXÕES SOBRE O DIREITO À MORADIA A PARTIR DO CASO LANCEIROS NEGROS

DA BARBÁRIE À CONCERTAÇÃO

Autores

  • Betania de Moraes Alfonsin Fundação Escola Superior do Ministério Público do RS
  • Daniele Ferron D'avila Fundação Escola Superior do Ministério Público do RS

DOI:

https://doi.org/10.22409/rcj.v0i0.639

Palavras-chave:

Direito à Moradia, Direitos Humanos, Resolução de conflitos possessórios, Despejos./ Keywords, Housing Rights, Human Rights, Right to the city, Resolution of possessory conflicts, Evictions./Palabras clave, Derecho a la vivienda, Derechos humanos...

Resumo

O trabalho examina um despejo ocorrido em Porto Alegre à luz do direito à moradia adequada tal como tratado nos Pactos Internacionais dos quais o Brasil é signatário e da legislação nacional que trata da matéria, trazendo ao leitor a proteção legal que existe sobre o tema. O método de análise é o dedutivo, portanto, e o método de procedimento adotado é o estudo de caso. Na sequência analisa-se a aplicação da legislação ao caso Lanceiros Negros, demonstrando as violações ocorridas no cumprimento do mandado de reintegração de posse desta ocupação.O estudo demonstra que o Brasil enfrenta sérias dificuldades para garantir a efetivação do direito à moradia, tendo em vista que neste caso concreto, em um primeiro momento, o direito foi violado pelo Estado,representado pelo Judiciário que deveria proteger o direito fundamental à moradia, e, somente em um segundo momento, após grave repercussão social, jurídica e política, o conflito é resolvido em uma solução concertada entre os ocupantes, poderes e órgãos públicos responsáveis. Salienta-se, nas conclusões, o papel pedagógico do caso em relação aos casos futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Betania de Moraes Alfonsin, Fundação Escola Superior do Ministério Público do RS

Doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ

Professora do Mestrado em Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público do RS. 

 

Daniele Ferron D'avila, Fundação Escola Superior do Ministério Público do RS

Mestra em Direito pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do RS.  

Referências

ALFONSIN, Betânia de Moraes et al. Das Ruas de Paris à Quito: o direito à cidade na nova agenda urbana – Habitat III. Revista de Direito da Cidade,Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 1214-1246, 2017. Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rdc/article/view/29236/21259> Acesso em: 08 set. 2017.

BRAGATO, Fernanda Fizzo; FERNANDES, Karina Macedo; ROSA, Marina de Almeida. Resiste, lanceiros! A jurisdiçãointernacionalcomomeio de tutela de direitoshumanos.Observatório das Metrópoles,[Rio de Janeiro], 2017. Disponívelem: <http://observatoriodasmetropoles.net.br/wp/resiste-lanceiros-jurisdicao-internacional-como-meio-de-tutela-de-direitos-humanos/>. Acessoem: 19 dez. 2017.

ERHARDT, Ana Carolina Cavalcani. Direito fundamental à moradia: crítica ao discurso jurídico do Superior Tribunal de Justiça. Natal: OWL, 2015.

FERNANDES, Edésio (Org.). Direito Urbanístico e Política Urbana no Brasil. Belo Horizonte: Editora Del Rey, 2001.

FERNANDES,Edésio; ALFONSIN, Betânia (Coord.). Direito à Moradia Adequada: o que é, para quem serve, como defender e efetivar. Belo Horizonte: Fórum, 2014.

GOMES, Luís Eduardo. Os lanceiros negros: histórias de vida e de luta pela moradia.Porto Alegre: Diadorim, 2017.

MELLO, Cláudio Ari. Direito à moradia e conciliação judicial de conflitos coletivos possessórios: a experiência de Porto Alegre. Revista de Direito da Cidade, Rio de Janeiro, v. 9, n. 4. p. 2072-2098, 2017, p. 2072. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13105.htm>. Acesso em: 07 ago. 2018.

MILAGRES, Marcelo de Oliveira. Direito à moradia. São Paulo: Atlas, 2011.

PAGANI, Elaine Adelina. O direito de propriedade e o direito de moradia: um diálogo comparativo entre o direito de propriedade urbana imóvel e o direito à moradia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009.

ROLNIK, Raquel. A Guerra dos lugares: a colonização da terra e da moradia na era das finanças. São Paulo: Boitempo, 2015.

SARLET, Ingo. O direito ao mínimo existencial não é uma mera garantia de sobrevivência. Consultor Jurídico, São Paulo, 8 maio 2015. Disponível em: <https://www.conjur.com.br/2015-mai-08/direitos-fundamentais-assim-chamado-direito-minimo-existencial#_ftnref2>. Acesso em: 07 ago. 2018.

SAULE JUNIOR, Nelson. A proteção jurídica da moradia nos assentamentos irregulares. Porto Alegre: Sergio Antônio Fabris Editor, 2004.

Downloads

Publicado

2019-02-26 — Atualizado em 2021-04-01

Versões