JUDICIALIZAÇÃO DA PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL

ESTUDO DE CASO SOBRE A APLICAÇÃO DO MÉTODO DE MODELAGEM DE TÓPICOS PARA AGRUPAMENTO DE DOCUMENTOS JURÍDICOS

Autores

  • Rodrigo de Souza Tavares Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), no Mestrado Interdisciplinar em Humanidades Digitais (PPGIHD) e no Departamento de Ciências Jurídicas (DCJUR-IM).
  • Letícia Lobato Anicet Lisboa Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Departamento de Ciências Jurídicas (DCJUR-IM).
  • André Ferreira Zeferino Mestrando em Humanidades Digitais - PPGIHD-UFRRJ
  • Renan Procópio Duarte Mestrando em Humanidades Digitais - PPGIHD-UFRRJ
  • Bruno Oliveira Valverde Mestrando em Humanidades Digitais - PPGIHD-UFRRJ

Palavras-chave:

Judicialização, Covid-19, Processamento de Linguagem Natural, Linguística de Corpus, Modelagem de Tópicos

Resumo

O presente artigo pretende realizar uma investigação exploratória e empírica a respeito da judicialização da epidemia de Covid-19 no Brasil. Para realizar este objetivo foi criado um corpus de documentos jurídicos sobre o tema, que posteriormente passou pelo escrutínio de ferramentas de processamento de linguagem natural e linguística computacional. Ao fim da análise, encontrou-se grande predominância das discussões relativas à gestão da população dos sistemas prisionais e socioeducativos, sobretudo em função da grande repercussão alcançada pela Recomendação nº 62/2020 do CNJ. O estudo aponta para futuras linhas de investigação sobre o tema dos impactos da Covid-19 no sistema judiciário brasileiro e sinaliza o potencial existente na utilização da abordagem computacional para análise de grandes quantidades de dados jurídicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo de Souza Tavares, Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), no Mestrado Interdisciplinar em Humanidades Digitais (PPGIHD) e no Departamento de Ciências Jurídicas (DCJUR-IM).

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Direito, Estado e Cidadania pela Universidade Gama Filho e Doutorado pela Pontifícia Universidade católica do Rio de Janeiro. Associado do CONPEDI. Foi revisor da Revista de Ciênciais Sociais - UGF. Foi parecerista do IBAM. Foi professor das Universidades Gama Filho e UFRJ. É professor Adjunto da UFRRJ e Coordenador do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades Digitais, da mesma instituição. Desenvolve pesquisa na área de Direito, com ênfase em Teoria do Direito e Direito Constitucional. Atualmente tem como focos principais de investigação os campos do Direito e das Emoções, e do Direito e Novas Tecnologias de Informação e Comunicação.

Letícia Lobato Anicet Lisboa, Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Departamento de Ciências Jurídicas (DCJUR-IM).

Doutora e Mestre em direito na linha de pesquisa de empresa e atividades econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Professora da Escola Superior da Advocacia da OAB-RJ. Pesquisadora da Cátedra Vale em Direito Regulatório. Especialista (Pós-graduação Lato Sensu) em Direito Civil Constitucional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Advogada atuante nas áreas de direito empresarial, contratual, corporativo, regulatório e propriedade intelectual.

André Ferreira Zeferino, Mestrando em Humanidades Digitais - PPGIHD-UFRRJ

Possui graduação em Processos Gerenciais pela Universidade Estácio de Sá (2014). Mestrando em Humanidades Digitais - PPGIHD-UFRRJ. Atualmente é Instrutor de Tecnologia da Informação do SENAI - Departamento Regional do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Infraestrutura de Redes.

Renan Procópio Duarte, Mestrando em Humanidades Digitais - PPGIHD-UFRRJ

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Mestrando em Humanidades Digitais - PPGIHD-UFRRJ. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação, Análise de Dados e Inteligẽncia Computacional.

Bruno Oliveira Valverde, Mestrando em Humanidades Digitais - PPGIHD-UFRRJ

Graduado em Direito pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro (2012). Pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal (2017). Mestrando em Humanidades Digitais - PPGIHD-UFRRJ. 

Referências

ALUÍSIO, Sandra Maria; DE BARCELLOS ALMEIDA, Gladis Maria. O que é e como se constrói um corpus? Lições aprendidas na compilação de vários corpora para pesquisa linguística. Calidoscópio, v. 4, n. 3, p. 156-178, 2006.

BARROSO, Luís Roberto. A Judicialização da Vida e o Papel do Supremo Tribunal Federal. Belo Horizonte: Forum, 2018.

BLEI, David M. Probabilistic topic models. Communications of the ACM, v. 55, n. 4, p. 77-84, 2012.44.

BOEING, Daniel H. Arruda; ROSA, Alexandre Morais da. Ensinando um robô a julgar: pragmática, discricionariedade e vieses no uso de aprendizado de máquina no judiciário. Florianópolis: EMais, 2020.

BOYD-GRABER, Jordan; MIMNO, David; NEWMAN, David. Care and feeding of topic models: Problems, diagnostics, and improvements. Handbook of mixed membership models and their applications, v. 225-255, 2014.

FILHO, Marçal Justen et al. COVID-19 e o Direito brasileiro. Curitiba: Justen, Pereira, Oliveira & Talamini, 2020.

JELODAR, Hamed et al. Latent Dirichlet Allocation (LDA) and Topic modeling: models, applications, a survey. Multimedia Tools and Applications, v. 78, n. 11, p. 15169-15211, 2019.

LIVERMORE, Michael A.; ROCKMORE, Daniel Nahum (Ed.). Law as Data: Computation, Text, & the Future of Legal Analysis. Santa Fé Institute Press, 2019.

MATIDA, Janaina. É preciso se dar fim à seletividade probatória. Consultor Jurídico, 2020. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2020-jul-17/limite-penal-preciso-dar-fim-seletividade-probatoria. Acesso em: 17 jul. 2020.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; RIBEIRO, Adalgisa Peixoto. Condições de saúde dos presos do estado do Rio de Janeiro, Brasil. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 21, n. 7, p. 2031-2040, July 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232016000702031&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 30 Jun. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015217.08552016.

PISTOR, Katharina. Law in the Time of COVID-19. Columbia Law School, 2020.

POSSÍDIO, Cyntia; MARTINEZ, Luciano. O trabalho nos tempos do Coronavírus. São Paulo: Saraiva Educação SA, 2020.

ROSENVALD, Nelson et al. Coronavirus e responsabilidade civil: impactos contratuais e extracontratuais. Editora Foco, 2020.

SARDINHA, Tony Berber. Lingüística de corpus: histórico e problemática. Delta: documentação de estudos em lingüística teórica e aplicada, v. 16, n. 2, p. 323-367, 2000.

VALLINDER, Torbjörn. The Judicialization of Politics. A World-Wide Phenomenon: Introduction. International Political Science Review/Revue internationale de science politique, p. 91-99, 1994.

VIANNA, Luiz Werneck. A judicialização da política e das relações sociais no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Revan, 1999.

Downloads

Publicado

2020-11-12 — Atualizado em 2021-04-01

Versões