A “NOVA” RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EMPRESA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19:

DESAFIOS ÀS CADEIAS GLOBAIS DE VALOR E OS MECANISMOS DE PROTEÇÃO DOS DIRETOS HUMANOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rcj.v8i21.47221

Resumo

O presente artigo tem o condão de analisar a responsabilidade social da empresa no contexto globalizado, no qual surgiram novas formas de precarização das relações de trabalho e, consequentemente, novos meios de violar os Direitos Humanos, especialmente agravada pela crise mundial decorrente da pandemia da COVID-19. Somado a isto, a ideia de que a empresa deveria agir eticamente na condução dos negócios empresariais passou a ser tema em voga nas discussões a respeito da sustentabilidade empresarial. A esta evidência, questiona-se: teria a empresa o dever, como agente global responsável pelo cumprimento de Direitos Humanos, de dar efetivação aos Direitos Fundamentais à sociedade na atual conjectura do mundo globalizado? Neste cenário, a par da reestruturação da cadeia produtiva, parte-se da ideia de há tempos a empresa deixou de ter como objetivo tão somente a lucratividade, tendo se valido do gerenciamento de negócios de forma socialmente responsável para obter vantagens no mercado. Sobremais, o surgimento de mecanismos financeiros que sugerem uma atuação conjunta dos entes privados com o Estado, desde que respeitando o ordenamento jurídico nacional e internacional, tem se mostrado como uma interessante ferramenta para regular o mercado, reduzir as violações aos Direitos Humanos e promover o desenvolvimento econômico de forma sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Morais de Carvalho, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestra em Direito Econômico do Programa de Pós-Graduação do Centro de Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).  Assessora Jurídica no Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba. 

Jailton Macena Araújo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutor em Ciências Jurídicas, área de concentração Direitos Humanos e Desenvolvimento, pela Universidade Federal da Paraíba (2016), mestre em Ciências Jurídicas, área de concentração em Direito Econômico, pela Universidade Federal da Paraíba (2011) e graduado em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande (2007). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba. Docente do Curso de Direito, vinculado ao Departamento de Direito Processual e Prática Jurídica (DDPPJ), do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFPB. Atualmente é Editor Gerente da Prim@ Facie (Revista do PPGCJ). Advogado. Associado ao Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI). 

Publicado

2022-05-05