A “NOVA” RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EMPRESA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19:
DESAFIOS ÀS CADEIAS GLOBAIS DE VALOR E OS MECANISMOS DE PROTEÇÃO DOS DIRETOS HUMANOS
DOI:
https://doi.org/10.22409/rcj.v8i21.47221Resumo
O presente artigo tem o condão de analisar a responsabilidade social da empresa no contexto globalizado, no qual surgiram novas formas de precarização das relações de trabalho e, consequentemente, novos meios de violar os Direitos Humanos, especialmente agravada pela crise mundial decorrente da pandemia da COVID-19. Somado a isto, a ideia de que a empresa deveria agir eticamente na condução dos negócios empresariais passou a ser tema em voga nas discussões a respeito da sustentabilidade empresarial. A esta evidência, questiona-se: teria a empresa o dever, como agente global responsável pelo cumprimento de Direitos Humanos, de dar efetivação aos Direitos Fundamentais à sociedade na atual conjectura do mundo globalizado? Neste cenário, a par da reestruturação da cadeia produtiva, parte-se da ideia de há tempos a empresa deixou de ter como objetivo tão somente a lucratividade, tendo se valido do gerenciamento de negócios de forma socialmente responsável para obter vantagens no mercado. Sobremais, o surgimento de mecanismos financeiros que sugerem uma atuação conjunta dos entes privados com o Estado, desde que respeitando o ordenamento jurídico nacional e internacional, tem se mostrado como uma interessante ferramenta para regular o mercado, reduzir as violações aos Direitos Humanos e promover o desenvolvimento econômico de forma sustentável.