PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MULTIDIMENSIONAIS PARA UM ENSINO JURÍDICO ATIVO E PARTICIPATIVO
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar como as práticas pedagógicas multidimensionais podem contribuir para um ensino jurídico mais ativo e participativo. Aborda-se os fundamentos das práticas educativas multidimensionais e sua estrutura dialógica. Em seguida, aponta-se as características do ensino jurídico, que está alicerçado em práticas educativas tradicionais de aulas expositivas, que primam por metodologias monológicas, sem debate, crítica e reflexão. Ao final, apresenta-se algumas metodologias ativas, especificamente a sala de aula invertida, o método de casos e o ensino híbrido, como instrumentos alternativos às práticas tradicionais. Utiliza-se uma abordagem dedutiva, com uso de revisão de literatura para apresentar as discussões em torno dos conceitos abordados. Conclui-se que as práticas multidimensionais promovem múltiplas habilidades e competências do estudante, fornecendo condições para construção de uma relação dialógica entre os sujeitos do processo educativo, em posição ativa e participativa, privilegiando-se o entendimento do raciocínio jurídico adequado à solução dos problemas sociais contemporâneos.