PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MULTIDIMENSIONAIS PARA UM ENSINO JURÍDICO ATIVO E PARTICIPATIVO

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como as práticas pedagógicas multidimensionais podem contribuir para um ensino jurídico mais ativo e participativo. Aborda-se os fundamentos das práticas educativas multidimensionais e sua estrutura dialógica. Em seguida, aponta-se as características do ensino jurídico, que está alicerçado em práticas educativas tradicionais de aulas expositivas, que primam por metodologias monológicas, sem debate, crítica e reflexão. Ao final, apresenta-se algumas metodologias ativas, especificamente a sala de aula invertida, o método de casos e o ensino híbrido, como instrumentos alternativos às práticas tradicionais. Utiliza-se uma abordagem dedutiva, com uso de revisão de literatura para apresentar as discussões em torno dos conceitos abordados. Conclui-se que as práticas multidimensionais promovem múltiplas habilidades e competências do estudante, fornecendo condições para construção de uma relação dialógica entre os sujeitos do processo educativo, em posição ativa e participativa, privilegiando-se o entendimento do raciocínio jurídico adequado à solução dos problemas sociais contemporâneos.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristóvão Teixeira Rodrigues Silva, Universidade Regional do Cariri

Professor do Departamento de Direito da Universidade Regional do Cariri – URCA. Mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba – PPGCJ/UFPB. Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – PPGEd/UFRN.

Antonio Basilio Novaes Thomaz de Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor Titular do Departamento de Filosofia, do Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGFIL) e do Programa do Pós-graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Publicado

2024-07-20