PROPOSTA E VALIDADE DE UMA ESCALA DE DINÂMICA INTERNA DO TRABALHO EM EQUIPE EM INDÍGENAS

Autores

Resumo

O trabalho em equipe pode ser entendido como um processo onde os membros são reconhecidos como uma unidade, que mostra interdependência, mas trabalha em conjunto para um objetivo comum; esta prática é relevante para alcançar o progresso e se desenvolver, principalmente em grupos vulneráveis. O objetivo do estudo foi avaliar a validade e confiabilidade dos escores obtidos de um instrumento com três componentes de dinâmica interna no Trabalho em Equipe (Interdependência de Tarefas, Potência de Grupo e Segurança Psicológica) em mulheres indígenas do México. A amostra foi composta por 96 participantes. A consistência interna foi avaliada por meio do coeficiente alfa de Cronbach, a estrutura interna foi determinada por meio da análise fatorial de componentes principais com rotação Varimax. Os escores em cada uma das subescalas mostraram um grau aceitável de consistência interna (αinter=.712, αgrupo=.701, αaceitação=.716 e αsuporte=.682). A análise fatorial mostrou que em duas das três seções (Interdependência da Tarefa e Potência do Grupo) os itens carregaram um componente que explicou 47,12% e 44,99% da variância, respectivamente. Na segurança psicológica, os itens foram agrupados em dois componentes, explicando 60,54% da variância total. A versão de uma escala de Trabalho em Equipe proposta neste trabalho é uma versão válida e confiável que pode ser útil para a avaliação do trabalho em equipe em mulheres indígenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Elizabeth Cossío-Torres, University of San Luis Potosi, Mexico

Head and researcher of the Public Health and Medical Sciences Department, Medicine School. Autonomous University of San Luis Potosi, Mexico. Corresponding Author. Head and Researcher of the Public Health and Medical Sciences Department, Medicine School. Autonomous University of San Luis Potosi. Mexico. Av. Venustiano Carranza 2405, Col. Los Filtros, San Luis Potosí C.P. 78210, México. Tel. 011-52- 444 8262300, ext. 6681. 

Xiomara Sarahí Sanjuan-Meza, Autonomous University of San Luis Potosi. México

Fellow of the Public Health and Medical Sciences Department , Medicine School. Autonomous University of San Luis Potosi. México. 

Aida Ortega-Velázquez, Autonomous University of San Luis Potosi. México

Researcher of the Faculty of Accounting and Administration, Autonomous University of San Luis Potosi.
México. 

Frida Hosana Aguilera-Díaz de León, Autonomous University of San Luis Potosi. México

Master’s degree in Human Rights, Autonomous University of San Luis Potosi. México. 

Publicado

2022-09-30