A BRANQUITUDE E A MASCULINIDADE NA PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO:
CONTRIBUIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO JURÍDICA MULTICULTURAL
Resumo
A implementação de cotas sociais e raciais possibilitou a redemocratização do acesso à graduação em direito no Brasil. No entanto, existem barreiras como a identificação do ensino jurídico ofertado a nível de graduação e pós-graduação por parte de pessoas não brancas, e fora do estereótipo cisheteronormativo, fazendo surgir a necessidade de reivindicação por uma educação jurídica que englobe aspectos multiculturais. Nesse sentido, o artigo responde o seguinte questionamento: de que forma a branquitude, a masculinidade e o eurocentrismo são identificados no programa de pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná? As metodologias empregadas serão a revisão bibliográfica e a análise de dados. O resultado identificou que o perfil acadêmico da pós-graduação em direito da Universidade Federal do Paraná é majoritariamente branco e masculino, assim como as ementas de algumas disciplinas obrigatórias ofertadas pelo programa baseiam-se em uma perspectiva masculina e eurocêntrica. A ampliação da política de cotas raciais, e a inserção de conteúdos que espelhem uma multiculturalidade, aparecem como um ponta-pé inicial para ser alcançada uma educação jurídica multicultural na pós-graduação em direito da UFPR.